O Memorial Vale recebe, até 4 de dezembro, a exposição “Para Além das Margens”, que foi concebida originalmente pelo Instituto Cultural Vale para o Pavilhão do Brasil da Expo Dubai 2020, e agora pode ser visitada pela primeira vez no Brasil. A exposição é composta por três vídeos de Cao Guimarães e 66 fotografias de Christian Knepper, Elza Lima, Marcel Gautherot, Maureen Bisilliat, Pierre Verger, Ronney Alano e Walter Firmo.  

  

A curadoria é de Gabriel Gutierrez, que escolheu as obras como um manifesto do que se pode chamar de essencialmente brasileiro, transpirando a experiência do homem popular em sua epopeia existencial, retratando os sujeitos que habitam o Brasil. “Essa exposição traz a diversidade das diversas comunidades brasileiras que estão sustentando o que chamamos de nação. Os fotógrafos escolhidos retrataram as pessoas em seu cotidiano e na produção dessa cultura de que estamos falando, desde o preparo da comida, com demonstrações de sua religiosidade, passando pela sua relação com a paisagem, dentro de um voo de galgar a vida a cada batida de asa, como diz João Cabral de Melo Neto”, observa Gabriel Gutierrez.  

Sala escura com foco de luzes nos quadros
Fotografia preto e branca de uma mulher próxima de um barco
Sala escura com foco de luzes nos quadros, que são fotografias em preto e branco.
Três quadros em preto e branco, um de vários homens de costa, um de um homem em uma praia e um de uma ponte sobre o mar.
Parede preta com diversos quadros com fotografias.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.  

  

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale   

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi   

Funcionamento – Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.  

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.  

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.  

Entrada Gratuita