Retomando as atividades de formação de público, a Cinemateca Brasileira realiza em março uma Mostra de Filmes relacionada ao curso Introdução ao cinema brasileiro: das origens aos anos 1950, ministrado por Carlos Augusto Calil, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP.  O panorama da evolução do cinema brasileiro desde os seus primórdios até a irrupção do cinema moderno, poderá ser visto em mais de vinte filmes que marcaram a história do cinema brasileiro na primeira metade do século XX.  Os primeiros cinco títulos serão exibidos de sexta à domingo (17 a 19 de março), conforme programação a seguir. Outros longas, entre os quais, Limite, Ganga Bruta, Sinhá Moça, Presença de Anita, Candinho, Carnaval Atlântida, Nem Sansão, Nem Dalila, serão apresentados na semana seguinte. 

PROGRAMAÇÃO DE FILMES 

Sexta-feira, 17 de março, Sala Grande Otelo 

Sábado, 18 de março, Sala Grande Otelo

Domingo, 19 de março, Sala Grande Otelo 

19h15:AITARÉ DA PRAIA 

Brasil (PE), 1926, 62 min, 35mm, p&b, 12 anos 

Direção: Gentil Roiz 

Elenco: Ary Severo, Almery Steves, Rilda Fernandes, Antonio Campos, Jota Soares, Cláudio José, Mario Freitas Cardoso 

Sinopse: O pescador Aitaré namora Cora, moça inocente de uma pequena aldeia. Por causa de intrigas, Cora e Aitaré se desentendem. Somente cinco anos mais tarde, tudo será esclarecido e eles se reconciliarão. 

Comentários: Terceiro longa-metragem produzido pela Aurora Filme, surgiu de críticas de colunistas dos jornais locais com relação à temática abordada nos filmes dessa época, com forte influência do cinema americano. Aitaré da praia nasceu da ideia de explorar assuntos regionais – nesse caso, a vida dos jangadeiros.

17h: 

EXEMPLO REGENERADOR 

Brasil (SP), 1919, 7 min, digital, p&b, 12 anos 

Direção: José Medina 

Elenco: Lucia Laes, Waldemar Moreno, José Guedes de Castro, Carlos Ferreira 

Sinopse: Um marido farrista deixa a esposa sozinha em casa no dia do aniversário de casamento. O mordomo, condoído com a tristeza da esposa, sugere um plano para ajudá-la a reconquistar o marido, que aprende uma valiosa lição. A estratégia para trazê-lo de volta ao lar é simular um adultério. 

Comentários: Um dos poucos filmes do realizador José Medina que sobreviveram ao tempo, o curta é uma pequena comédia erótica, que satiriza os costumes mundanos do homem de elite. As filmagens foram realizadas na Avenida Paulista, em frente ao Trianon e Parque Siqueira Campos. 
 

A FILHA DO ADVOGADO 

Direção: Jota Soares 

Elenco: Euclides Jardim, Guiomar Teixeira, Jota Soares, Noberto Teixeira, Ferreira Castro, Jasmelina Oliveira, Luiz Marques, Oliria Salgado, Adelita Monteiro, Pedro Neves, Valderez de Souza., Zacarias de Souza, Olegário Azevedo, Antônio Carvalho, Pedro Salgado, Demétrio Áge, Mário Lima 

Sinopse: Helvécio é filho do Dr. Paulo, um famoso advogado, e leva uma vida boêmia. Dr. Paulo tem uma amante e uma filha desse relacionamento, Heloísa. Helvécio a conhece e, desconhecendo o parentesco, tenta seduzi-la a força. A partir daí, a vida de Heloísa começa a degringolar. 

Comentários: Baseado na novela homônima do poeta Costa Monteiro, o filme faz parte do ciclo cinematográfico ocorrido no Recife na segunda metade da década de 1920. 

Brasil (PE), 1926, 88 min, 35mm, p&b, livre

16h: 

FRAGMENTOS DA VIDA 

Brasil (SP), 1929, 30 min, 35mm, p&b, livre 

Direção: José Medina 

Elenco: Carlos Ferreira, Alfredo Roussy, Áurea de Aremar, Medina Filho 

Sinopse: Na construção de uma São Paulo moderna, um trabalhador cai de um andaime e à beira da morte pede para o filho trilhar o caminho da honestidade, do trabalho e da honradez. O filho, porém, prefere tornar-se um vagabundo. Por causa da dureza de sua realidade, e em busca do conforto da vida na prisão, ele faz de tudo para ser preso. 

Comentários: Adaptação livre de um conto do escritor americano O. Henry, o filme mostra a aspiração progressista da cidade de São Paulo e os dilemas morais enfrentados pelas classes mais pobres.
 

BRASA DORMIDA 

Brasil(MG), 1928, 65 min, 35mm, p&b, 12 anos 

Direção: Humberto Mauro 

Elenco: Nita Ney, Luis Soroa, Máximo Serrano, Pedro Fantol, Cortes Real, Paschoal Ciodaro, Haroldo Mauro, Juca de Godoy 

Sinopse: Luis é um malandro carioca. Em busca de trabalho, é contratado como gerente de uma usina. Ele substituirá um funcionário do lugar, o vilanesco Pedro Bento, que não aceita a demissão. Ao conhecer a filha do industrial, Anita, Luis se apaixona. Mas Pedro Bento fará de tudo para prejudicar esse romance. 

Comentários: Um marco do cinema silencioso brasileiro, faz parte do clico de filmes de Cataguases (MG) nos anos 1920. O filme se destaca pela forte presença da cidade e dos hábitos de sua população, bem como por sua minuciosa construção dramática, que fez de Humberto Mauro um dos maiores nomes do cinema brasileiro no início do século.  

Cinemateca Brasileira 

Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana

Horário de funcionamento 

Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h 

Salas de cinema: conforme a grade de programação. 

Biblioteca: de segunda a sexta, das 10h às 17h, exceto feriados 

 

Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes) 

Sala Oscarito (104 lugares) 

Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão 

 

Site Oficial

Instagram: @cinemateca.brasileira 

Facebook: @cinematecabr  

Twitter: @cinematecabr

Spotify