Aos 68 anos, o artista plástico Angelo Venosa faleceu na última segunda, 17 de outubro, no Rio de Janeiro. O Instituto Cultural Vale lamenta esta enorme perda para as artes do país, envia condolências à família e dá uma salva de palmas a este artista esplêndido.  

Nascido em São Paulo, Venosa fez sua carreira no Rio de Janeiro. Um dos maiores e mais inovadores escultores brasileiros, Venosa levou sua exposição Penumbra (2018) ao Museu Vale, em Vila Velha, Espírito Santo. Em seguida, a mostra passou pelo Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte.  

As obras, tridimensionais, brincavam com luz e sombra e maravilharam a todos os visitantes. Ele trabalhava bastante com madeira, tecido e fibra de vido. Uma das suas criações mais conhecidas é A Baleia, exposta na Praia do Leme, no Rio. 

Foto do Angelo Venosa. Homem de braços cruzados e com uma escultura que se assemelha à um grande tubo branco ao fundo. Ele é calvo, está utilizando relógio digital, óculos de grau e camisa de botões branca
Foto do Angelo Venosa e duas mulheres trabalhando em cima de uma escultura, que se assemelha à um grande tubo branco. Angelo está usando uma camisa branca e óculos de grau. As mulheres estão usando uma camiseta verde e estão de cabelo preso.
Foto do Angelo de braços cruzados e atrás uma escultura que se assemelha a um esqueleto de madeira enorme. Ele é calvo e está usando paletó e blazer preto com camisa de botões branca.