Museu de Arte do Rio recebe exposição que inaugurou em Brasília e já percorreu outras cidades do país. Abertura para o público, dia 9 de dezembro, teve entrada gratuita 

As questões da igualdade, da diversidade, da conquista dos direitos civis, bem como políticas de reparação, acolhimento e cidadania são os temas que perpassam a exposição “Brasil Futuro: As formas da democracia”, inaugurada dia 9 de dezembro no Museu de Arte do Rio. Apresentada pelo Instituto Cultural Vale e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), a mostra conta com a curadoria de Lilia Schwarcz, Paulo Vieira, Márcio Tavares, Rogério Carvalho e com o acompanhamento curatorial de Marcelo Campos, Amanda Bonan e Amanda Rezende, da equipe do MAR, que contribui com 68 obras da coleção, sendo que 18 delas nunca foram expostas ao público, como um oratório do século XVIII e um adorno do povo Baniwa, do século XX. 

A exposição “Brasil Futuro: As formas da democracia” foi inaugurada em Brasília, no dia 1 de janeiro, e chega ao Rio de Janeiro após ser montada também em Belém e em Salvador. A itinerância da exposição, com patrocínio e articulação do Instituto Cultural Vale, amplia o diálogo com novos públicos. 

A exposição reúne uma variedade de obras de artistas de diferentes gerações, raças, gêneros e regiões do país, colocando em pauta a grande diversidade cultural do país. São mais de 250 obras de artistas consagrados como Djanira, Mestre Didi, Tarsila do Amaral, juntamente com contemporâneos como Denilson Baniwa, Bastardo, Victor Fidélis e Daiara Tukano. 

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais. 

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta. 

A Machado Meyer Advogados e a Icatu, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, também apoiam o MAR. 

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Serviço: 

BRASIL FUTURO: As formas da democracia 

Data de inauguração: 09 de dezembro de 2023 

Hora: 11 horas 

Entrada gratuita no dia da abertura 

Encerramento: 03 de março de 2024 

Local: Museu de Arte do Rio – MAR 

Praça Mauá, 5 – Centro 

Funcionamento: quinta-feira a domingo, das 11h às 17h