O Memorial Minas Gerais Vale apresenta a história, a cultura e as tradições de Minas. Foi desenvolvido a partir do conceito de “museu de experiência”, que busca dialogar com seus diversos públicos por meio dos conteúdos que expõe, apresenta ou inclui em suas programações. Inaugurado em 2010, o museu ocupa o prédio onde funcionava a Secretaria de Estado da Fazenda. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais ─ IEPHA MG, a edificação é de 1897.

Ao entrar no museu, o visitante é convidado a conhecer, sem percurso pré-definido, a vida e a obra de artistas símbolos das Minas Gerais, como Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Lygia Clark e Sebastião Salgado, passear pelas vilas mineiras e suas histórias, pelas fazendas, pelo Vale do Jequitinhonha, aprender mais sobre a formação do povo mineiro e sobre o barroco, conhecer novos talentos do estado e suas criações. Além dos ambientes com acervo permanente e de convivência, oferece programação cultural gratuita, que inclui espetáculos de música popular e erudita, leituras, saraus, oficinas, lançamentos de livros, oficinas, exposições, exibições de filmes, palestras e eventos acadêmicos, entre outros.

No Memorial Minas Gerais Vale, a educação é entendida como uma das funções primordiais de um museu. Dessa forma, prioriza a formação de educadores e mantém uma programação voltada especialmente para coordenadores pedagógicos, professores e estudantes de todas as idades e suas famílias.

Show Ritmos e Poesia com o rapper Dexter no Memorial Vale

Acessibilidade

A acessibilidade também é premissa do museu, que busca se constituir, cada vez mais, como um espaço de todos e para todos.

Para além dos espaços físicos e plataformas de comunicação acessíveis, o MMGV considera as características, potencialidades, e os interesses de cada visitante, de forma a criar um ambiente cada vez mais propício à experimentação e à construção de conhecimentos.

Apresentação do grupo Meninas de Sinhá no Memorial Vale​

Memorial Minas Gerais Vale

Funcionamento

Entrada Gratuita

Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.
Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.
Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Endereço

Praça da Liberdade, 640, esquina com Rua Gonçalves Dias – Belo Horizonte – Minas Gerais

Telefone

+55 31 3308-4000

Saiba mais sobre o Memorial Minas Gerais Vale e participe da programação online:

Galeria de Fotos

Clique na imagem para ampliar

DJ/MC Kdú dos Anjos e danças Urbanas no evento Boa Noite Memorial

Sala A Fazenda Mineira

Labirinto Dança nas Rodas no Boa Noite Memorial

Lavadeiras da Prainha

Oficina do projeto Memorial para Bebês

Exposição ‘Tudo é Casa, Casca, Escasso, Ocaso’

Sala Minas Rupestre

Oficina com o grupo Tecer a Vida, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Exposição fotográfica Olhos do Papagaio no Café do Memorial

Vídeos



#PraCegoVer: como pensar em acessibilidade nos Museus?



Boa Noite Memorial é um evento anual do Memorial Minas Gerais Vale que traz muitas horas de programação. Nesta edição, o Boa Noite, Memorial mantém a tradição de diversificar a programação, com muita música, leitura dramática, intervenção artística, projeções, DJ e gastronomia, no entorno e na área interna do Memorial.



O Memorial Minas Gerais Vale recebeu o bloco “Todo mundo cabe no mundo” no carnaval de 2023. Idealizado pelo artista Marcelo Xavier, o bloco realizou um ensaio geral na escadaria externa do Memorial com a presença da Corte Momesca do carnaval de Belo Horizonte. Veja o depoimento do Marcelo Xavier sobre a criação do bloco e a importância de ocupar a rua, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência na programação do carnaval e combate ao preconceito.