Desde os anos 2000, a Vale cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul. Em 2019, foi criada uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais dos quatro estados e orquestras parceiras, que recebeu o nome de programa Vale Música.

O Vale Música, que integra o eixo de programas autorais do Instituto Cultural Vale, contempla intercâmbios entre estudantes e professores dos polos de formação do programa, aulas com músicos das orquestras profissionais patrocinadas pela Vale (Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Nova Orquestra) e residências artísticas.

Os estudantes do Vale Música participam de aulas por naipes, masterclasses de instrumentos e workshops sobre formação de orquestra e música de concerto.

 

O programa também cria oportunidades para que os jovens músicos participem de qualificações presenciais com as orquestras, além de apresentações integradas, onde eles experimentam a rotina de músicos profissionais.

Alunos do Vale Música, no Cristo Redentor RJ

Conheça a atuação do Vale Música nos estados:

Vale Música Belém (PA)

Desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM) desde 2004, a iniciativa é voltada para estudantes da rede pública da capital do Pará. Reúne orquestra jovem, coral, grupo de flautas doce, banda Sinfônica Jovem, grupo de percussão de câmara, orquestra de violinos e coral infanto-juvenil.

Vale Música Serra (ES)

Criado em 2000, a iniciativa promove ações de educação musical para estudantes da rede pública do Espírito Santo. O projeto contempla uma orquestra e uma camerata jovem, banda sinfônica, coral infantil, coral jovem e uma jazz band.

Vale Música Brumadinho (MG)

Inaugurado em setembro de 2019, o polo do Vale Música em Brumadinho oferece aulas de canto coral e instrumentos de sopro e percussão para estudantes. Sob coordenação da Orquestra Ouro Preto, as aulas são ministradas por membros da Banda São Sebastião, tradicional corporação musical da região.

Moinho Cultural (MS)

Fundada em 2005, a instituição atende crianças de Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul, e das cidades bolivianas fronteiriças de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. O ciclo de formação contempla aulas de música, dança, idiomas, apoio escolar e educação patrimonial. Como resultado dessa trajetória, foi criada a Companhia de Dança do Pantanal.

Como participar do Vale Música

As inscrições para os projetos que integram o programa são abertas todos os anos. Podem se inscrever estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas de escolas particulares de regiões pré-determinadas em cada localidade. Não é necessário conhecimento prévio em música, e as formações são gratuitas.

Orquestra Vale Música Moinho Cultural

Galeria de fotos

Clique na imagem para ampliar

A música conectando jovens com monumentos históricos, por meio do projeto Vale Música, RJ

Aulas com a Orquestra Sinfônica Brasileira do Vale Música Serra, ES

Alunos do Programa trocam experiências e conhecimentos musicais

O Cristo Redentor sendo contemplado e reverenciado por meio da música dos alunos do Vale Música, RJ

Concerto Moinho Cultural, apoiado pelo Instituto Cultural Vale

Alunos do Vale Música Belém, aprendendo flauta doce

Vídeos

Entender e proporcionar que sonhos virem realidade através da música é um dos objetivos do Programa Vale Música. Veja as histórias de alunos do projeto e assista tudo que já foi realizado.

Projeto Vale Música – Compartilhando conhecimento: Rodrigo e Kaiza. Depoimentos de professores do projeto e troca de experiências e percepções do Vale Música para a sociedade.

Projeto Vale Música – Compartilhando conhecimento: Leonardo e Jhonathan. Alunos e professores contam como o Vale Música muda a vida das pessoas que participam do programa.

Os alunos do Programa Vale Música se apresentam aos pés do Cristo Redentor. Jovens de diversos estados, onde o programa atua, pelo Brasil todo, juntos.