Museu Vale foi inaugurado em 1998, na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, localizada às margens da Baía de Vitória, no município de Vila Velha, no Espírito Santo. Nasce com a missão de ser um espaço de preservação e difusão dos registros de mais de cem anos de história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Ao longo de sua trajetória, o Museu Vale tornou-se referência em termos de mostras de arte contemporânea. Com a inauguração do galpão de exposições, foi ampliado o espaço para as grandes mostras. O local ainda é utilizado para a promoção de intercâmbio e reflexão sobre arte e filosofia, ajudando na sensibilização e formação de novos públicos.

O Museu Vale possui ainda um Centro de Memória, que disponibiliza um acervo com cerca de 24 mil itens catalogados, entre fotos, filmes, mapas, livros, objetos e outros, relacionados à Estrada de Ferro Vitória a Minas e o único trem de passageiros diário do Brasil a percorrer longas distâncias, além de itens relacionados à arte contemporânea.

Sala da maquete: miniatura com elementos da Estrada de Ferro Vitória a Minas é a maior do mundo

Ações Educativas

Seu Programa Educativo atua de forma a mobilizar públicos diversos, atuando junto às comunidades - muitas delas próximas de seu entorno, bem como no atendimento de escolas públicas e privadas da região da Grande Vitória.

As ações educativas convidam crianças, adolescentes, idosos e suas famílias a partilharem seus saberes, usarem a criatividade e a imaginação para vivenciar o acervo e as mostras de arte contemporânea. Com foco nas juventudes, desenvolve o Programa Aprendiz – capacitando jovens para atuarem diretamente na montagem das exposições.

Vista aérea noturna com paredes da exposição tríade

Museu Vale

Funcionamento

Entrada Gratuita

Temporariamente fechado devido à pandemia do coronavírus

Endereço

Pátio da Antiga Estação Pedro Nolasco . s/n, Argolas – Vila Velha, Espírito Santo – Brasil

Telefone

55 (27) 3333-2484

Acesse o site do Museu Vale

Saiba mais sobre o Museu Vale e participe da programação online

Exposição com cem obras de Vik Muniz, no Museu Vale

Galeria de Fotos

Clique na imagem para ampliar

Manifestação artística que usa luz e sombra e despertam curiosidade no público

Ouvir sobre história e arte para ver mais sentido no mundo e na sociedade

Compartilhamos arte recebendo escolas para auxiliarmos na formação de adultos conscientes

Sala que respira e acolhe cultura

Exposições de arte que vão além das paredes do Museu Vale

Vídeos

Projeto Extramuros, um olhar coletivo a partir das imagens do fotógrafo Walter Firmo. A Mostra “O Brasil que merece o Brasil” inspirou a criação do Projeto em conjunto com a Escola de Tempo Integral Pastor Oliveira de Araújo, do bairro Cobilândia, em Vila Velha – MG.

Projeto Museu Vale na Mochila leva cultura para as escolas com mediadoras que levam materiais que mostram a história e o que existe dentro do museu, mas dentro da sala de aula das crianças.