O jornal Valor ranqueou as empresas que mais investem em cultura no país em parceria com a plataforma Prosas.
A matéria publicada na quarta-feira (31) destaca a Vale como a maior apoiadora de cultura do país, via Lei Rouanet, pelo quarto ano consecutivo. Temos orgulho do impacto transformador que o nosso apoio à cultura proporciona em diversas comunidades e iniciativas pelo país há mais de 20 anos.
Desde a criação do Instituto Cultural Vale, já patrocinamos mais de 800 projetos culturais em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, investindo R$ 1,107 bilhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), além de recursos próprios nos últimos quatro anos. Esse investimento vai muito além dos recursos financeiros: envolve parcerias internas e externas, articulações com instituições e agentes culturais, compartilhamento de conhecimentos, promoção de itinerâncias, formações, e fortalecendo parcerias para melhorar a vida por meio da arte e da cultura.
“Somos uma potência econômica, mas só dinheiro não faz a cultura. Temos que estar juntos, abraçar e ser abraçado pela cultura, numa articulação ativa de patrocínios”, afirmou Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Nos últimos quatro anos, foram 833 projetos patrocinados, 45 editais nacionais e regionais realizados, além da gestão e oferta de programação educativa e cultural em quatro espaços culturais próprios no Pará (Casa da Cultura de Canaã dos Carajás), Maranhão (Centro Cultural Vale Maranhão), Espírito Santo (Museu Vale) e Minas Gerais (Memorial Minas Gerais Vale).
O Instituto
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura é um instrumento poderoso de transformação social, permitindo que as pessoas ampliem suas perspectivas e criem possibilidades de futuro. Nosso objetivo é democratizar o acesso à arte e à cultura, promovendo uma ampla gama de expressões artísticas e fortalecendo a economia criativa.
Para fomentar ainda mais a produção cultural, o Instituto Cultural Vale lança editais nacionais e regionais. Desde 2020, foram realizadas quatro edições da Chamada Instituto Cultural Vale, selecionando 219 projetos de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, com investimentos de R$ 105 milhões. O Programa Vale Música é outro exemplo do impacto do Instituto, incentivando a formação musical de crianças, adolescentes e jovens. Com polos de formação no Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, o programa envolve mais de 1000 alunos e 250 profissionais. Os alunos têm se destacado internacionalmente, com apresentações nos Estados Unidos e na Expo Dubai.