O Rio será palco de um grande concerto a céu aberto da Orquestra Sinfônica Brasileira no sábado, dia 7 de setembro, no Aterro do Flamengo. A partir das 17 horas, uma das maiores orquestras do país se apresenta gratuitamente ao lado de cerca de 40 jovens estudantes do Programa Vale Música, mantido pelo Instituto Cultural Vale.
O espetáculo celebra as atividades do programa que promove intercâmbio entre a OSB e os jovens músicos que vem das cidades de Belém (PA), Corumbá (MS) e Serra (ES).
O ilustre maestro Roberto Tibiriçá será o regente do concerto e conduzirá uma jornada musical vibrante e diversificada. Óperas contagiantes integram o repertório, como a encantadora “Abertura” da ópera João e Maria de Engelbert Humperdinck, a icônica “Abertura” de O Guarani de Carlos Gomes, reconhecida pelo uso no noticiário radiofônico “A Voz do Brasil”, e as bem-humoradas “Abertura” de As Bodas de Fígaro de Mozart, e “Abertura” de La gazza ladra de Gioachino Rossini.
“O Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar que a música tem o potencial de transformar vidas, até mesmo como perspectiva de futuro profissional. A parceria com uma orquestra tão relevante e tradicional como a Orquestra Sinfônica Brasileira enriquece a experiência desses estudantes que vieram de diferentes regiões do Brasil, dando a eles a oportunidade de se aprofundar no universo da música de concerto”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
Nos polos do Programa Vale Música, jovens de diferentes estados do Brasil têm acesso a aulas de música e instrumentos de forma gratuita, despertando o potencial artístico dessas crianças e adolescentes. O concerto de integração celebra o sucesso das atividades realizadas desde o início do ano. Ao longo de 2024, foram oferecidas aulas ministradas por músicos da orquestra, mentoria artística, workshops, a participação em ensaios e até a apresentação junto com a OSB nos concertos. O Programa Vale Música é mantido pelo Instituto Cultural Vale, que também patrocina a Orquestra Sinfônica Brasileira por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e celebra mais um ano de atividades neste grande evento no Rio de Janeiro.
SERVIÇO DO CONCERTO ABERTO AO PÚBLICO:
Concerto de Integração OSB – Programa Vale Música
Dia 7 de setembro (sábado), às 17h
Local: Parque do Flamengo
Entrada gratuita
PROGRAMA:
ENGELBERT HUMPERDINCK – Abertura da ópera “Haensel e Gretel”
CARLOS GOMES – Abertura da ópera “O Guarani”
WOLFGANG AMADEUS MOZART – Abertura da ópera “Bodas de Fígaro”
ALBERTO NEPOMUCENO – Série Brasileira
IV. Batuque
PIETRO MASCAGNI – Intermezzo da ópera “Cavalaria Rusticana”
GEORGES BIZET – Abertura da ópera “Carmen”
GIOACHINO ROSSINI – Abertura da ópera “La gazza ladra”
JACQUES OFFENBACH – Barcarolle, da ópera “Les contes d’Hoffmann”
JACQUES OFFENBACH – Galope, da opereta “Orfeu no inferno”
JOSÉ MAURÍCIO NUNES GARCIA – Abertura em ré
RICHARD WAGNER – Abertura da ópera “Os mestres cantores de Nuremberg”
SOBRE O CONEXÕES MUSICAIS
Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar a educação musical Brasil afora.
O Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.