A cidade de Barão de Cocais será a próxima parada da exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento”, que chega ao município no dia 22 de maio, quinta-feira, com abertura oficial às 9h, no Espaço de Eventos José Furtado, onde a carreta expositiva permanecerá estacionada durante toda a temporada. A mostra, com entrada gratuita, segue aberta ao público até domingo, 1º de junho, com visitação de terça a sexta, das 8h às 16h, e aos fins de semana, das 10h às 18h. Com obras de artistas negros e indígenas de diferentes regiões de Minas Gerais, “Oriará” propõe um mergulho nas múltiplas heranças culturais afro-brasileiras e indígenas por meio de três eixos curatoriais: (Re)existências, Cotidianos e Futuros. A exposição integra o projeto Memorial Vale Itinerante e é realizada em uma carreta de 15 metros de comprimento, especialmente adaptada para o transporte e exibição das obras. Além da visitação, o público poderá participar de uma programação cultural paralela que inclui oficinas, apresentações musicais e ações educativas acessíveis a diferentes faixas etárias.
Com curadoria do Programa Educativo do Memorial Vale, a mostra utiliza a arte como ferramenta de diálogo e encontro, buscando aproximar o público de perspectivas importantes sobre a história coletiva e das múltiplas heranças culturais indígenas e afro-brasileiras em Minas Gerais a partir de três eixos: (Re)existências, Cotidianos e Futuros. Além da Itabira, “Oriará” já passou por Belo Horizonte, Congonhas, Jaíba, Curvelo e Itabira. As cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Brumadinho e Nova Lima também receberão a exposição.
Programação paralela é voltada à cultura e à diversidade
A cidade de Barão de Cocais também vai receber uma diversificada programação paralela que acompanha a exposição “Oriará”. As atividades, gratuitas e abertas ao público, acontecem no Espaço de Eventos José Furtado e incluem visitas mediadas, oficinas artísticas, apresentações musicais e manifestações da cultura afro-brasileira.
As Visitas Brincantes, marcadas para os sábados, dias 24 e 31 de maio, e para os domingos, dias 25 de maio e 1º de junho, sempre às 10h, convidam crianças a partir de 4 anos, adolescentes e seus acompanhantes a explorarem a arte como uma forma lúdica de aprender sobre as culturas negras e indígenas. Com roteiros que mesclam diversão e conhecimento, as visitas valorizam diferentes aspectos da cultura mineira, promovendo uma experiência interativa. A atividade tem duração de uma hora, é acessível em Libras e possui lotação de até 10 pessoas por sessão.
Nas tardes dos mesmos sábados e domingos (24, 25 e 31 de maio), às 14h, o público poderá participar da Oficina Máscaras Afrofuturistas. Inspirada na obra do artista Jorge dos Anjos, a atividade propõe uma reflexão sobre o afrofuturismo na arte, convidando famílias com crianças a partir de 6 anos a criarem suas próprias máscaras com referências estéticas afro-brasileiras e futuristas. Também com duração de uma hora, a oficina é acessível em Libras e comporta até 20 pessoas por encontro.
No sábado, dia 24 de maio, às 11h, a Orquestra Inconfidência Mineira de Viola Caipira sobe ao palco com um repertório que celebra a música tradicional do estado. Fundada em março de 2024, a orquestra busca preservar as raízes culturais de Minas Gerais e homenageia, em seu nome, o movimento libertário da Inconfidência Mineira.
Ainda dentro das atrações culturais do dia 25 de maio, domingo, às 16h, o Grupo de Capoeira São Pedro se apresenta com uma roda que evidencia a força da capoeira como manifestação cultural e instrumento de inclusão. O grupo, criado em dezembro de 2024 e sob a liderança do mestrando Skin, promove o resgate de valores sociais e identitários por meio da prática da arte afro-brasileira.
No sábado seguinte, dia 31 de maio, às 11h, será a vez do Trio Raiz levar ao público os sons do sertanejo tradicional e do forró. Formado pelos músicos Totó, Juju e Ziziu, o grupo representa a musicalidade popular de Barão de Cocais e reforça o papel da música como elo entre gerações. No mesmo dia, às 16h, a centenária Banda de Música Santa Cecília encerra a programação musical. Registrada como Patrimônio Imaterial do município, a banda completou 120 anos em 2025 e segue sendo um símbolo da tradição e da renovação cultural local.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO ORIARÁ: ARTE E EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO
Obras de Edgar Kanaykõ Xakriabá, Aldeia Floresta Maxakali, Froiid, Marcel Dyogo, Dayane Tropicaos e Jorge dos Anjos, com curadoria e mediação do Programa Educativo do Memorial Minas Gerais Vale.
Abertura: 22 de maio, quinta-feira, às 9h
Local: Espaço de Eventos José Furtado – Barão de Cocais
Visitação: de 22 de maio a 1º de junho. Terça à sexta das 8h às 16h. Sábados e domingos das 10h às 18h.
Entrada gratuita