Pode ser o Grupo Corpo, de Minas Gerais ou a Cia De Dança Do Pantanal, do Mato Grosso do Sul.
O MAM, de São Paulo ou o Arte em Cores, do Maranhão.
A Filarmônica, de Minas Gerais ou o Programa Vale Música, ao redor do país.
Pode ser a restauração do Museu Nacional, no Rio de Janeiro ou a Cripta da Basílica de Nazaré, no Pará.
A cultura está em todos os cantos do Brasil.
E onde tem cultura, a Vale está.
Dos projetos que todo mundo já conhece até aqueles projetos que todo mundo precisa conhecer. É valorizando nossa cultura, que crescemos e evoluímos juntos.
Instituto Cultural Vale
jul
2025Acompanhe aqui a programação dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale.
A Guarda Moçambique foi fundada em 1957 pelo ferroviário José Lourdes, conhecido como senhor Pedro Lodo, ao lado de seus amigos. Com mais de 60 anos de história, no ano de 2024 a Guarda teve a sua primeira liderança feminina, a presidente Elaine Ribeiro.
Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale.
O congado acontece na Avenida Tocantins, nº 57, Praça da Prefeitura, em Belo Vale (MG), durante a exposição itinerante “Oriará” do Memorial Vale.
Entrada gratuita.
Dia 06/07, às 16h.
Mestre China PQD, Lúcio Mendonça de Arruda, mestre de capoeira, há 18 anos leva a prática ancestral da capoeira pela região de Belo Vale, incluindo os quilombos de Vargem de Santana, Chacrinha dos Pretos, Boa Morte e a comunidade Córrego dos Pintos e vem até a exposição Oriará em Belo Vale para uma aula aberta.
Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale.
A roda de capoeira acontece na Avenida Tocantins, nº 57, Praça da Prefeitura, em Belo Vale (MG), durante a exposição itinerante “Oriará” do Memorial Vale.
Entrada gratuita.
Dia 05/07, às 16h.
Afonso e Rosângela (dupla AR) são pedagogos que pesquisam brincadeiras e canções africanas, cultura de diversas regiões do Brasil. Trabalhando com as riquezas culturais afrodescendentes, promovem a cultura ancestral através de contação de histórias, músicas e danças.
Integra o projeto Gerais Cultura de Minas do Memorial Vale.
Evento com acessibilidade em Libras.
A contação de histórias acontece na Avenida Tocantins, nº 57, Praça da Prefeitura, em Belo Vale (MG), durante a exposição itinerante “Oriará” do Memorial Vale.
Entrada gratuita.
Dia 05/07, às 11h.
A partir da obra de Jorge dos Anjos, convidamos o público a refletir sobre o afrofuturismo na arte por meio da criação de máscaras com formas e estética que dialogam com o trabalho do artista.
A oficina acontece na Avenida Tocantins, nº 57, Praça da Prefeitura, em Belo Vale (MG), durante a exposição itinerante “Oriará” do Memorial Vale.
Sujeito a lotação. Entrada gratuita.
Dias 05 e 06/07, às 14h.
Conheça o projeto autoral do Instituto Cultural Vale que cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais e desenvolverem seus talentos nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.
Saiba maisEm outubro, Belém se transforma para celebrar o Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil. Nesta edição, convidamos você a explorar as diversas experiências culturais e gastronômicas que fazem parte dessa tradição. Venha se encantar com o que a cidade tem a oferecer!
Acesse o material