Círio de Nazaré é uma das maiores manifestações culturais do estado do Pará. São mais de 200 edições desse evento em que podemos mergulhar em misturas de tradições e sensações que representam a riqueza da cultura paraense. A Vale e o Instituto Cultural Vale orgulhosamente patrocinam o Círio de Nazaré há mais de 20 anos. Quer conhecer mais sobre esse evento ou relembrar como é viver essa experiência? Então vem com a gente!
Programação Vale
Durante o Círio, estaremos com uma programação especial, vem com a gente!
10/10 – Quinta-feira
18h às 19h – Pôr do Som Especial – Airaquiran
19h30 às 20h30 – Pôr do Som Especial – Frutos do Pará
21h às 22h30 – Batidão do Melody
11/10 – Sexta-feira
19h às 20h – Pôr do Som Especial – Grupo Parananim
20h30 às 22h – Pôr do Som Especial – BFAM
12/10 – Sábado
9h30 às 11h30 – Círio Fluvial com Banda Vale Música
13/10 – Domingo
17h às 18h – Boi Veludinho
17h às 19h – Animação e Oficinas infantis
19h às 21h – Grupo Irreverência
E estação das docas também será palco da apresentação da Banda Sinfônica do projeto Vale Música Belém, na chegada do Círio Fluvial, no sábado, 12.
Uma manifestação cultural que é a identidade de um povo. Há mais de 20 anos, patrocinamos o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações culturais do mundo, pois acreditamos que a cultura conecta e valoriza as histórias das pessoas. Além de ajudar o desenvolvimento da região, respeitando e preservando os costumes.
Fatos importantes do Círio desde o seu surgimento, em 1653.
Faça um tour virtual e conheça o trajeto do Círio nas ruas de Belém.
Ingredientes
Modo de preparo
No primeiro dia, coloque a maniva moída em uma panela com água e deixar ferver durante o dia inteiro em fogo brando, não deixando secar.
No dia seguinte, acrescente o toucinho e deixar ferver novamente durante o dia, mexendo sempre.
No terceiro dia, escalde as demais carnes e coloque para ferver junto com a maniva, mexendo de vez em quando.
No dia seguinte, acrescente o alho e a pimenta e deixe ferver por 6 horas. A Maniçoba deve ser servida com arroz branco e farinha.
Ingredientes
Modo de Preparo
Lave o arroz e reserve. Cozinhe o jambu e o o tucupi (separadamente) e reserve.
Em uma panela média coloque o alho e o óleo para fritá-lo, adicione o camarão, arroz e refogue.
Adicione água junto com o tucupi, quando o arroz estiver quase ao ponto por último coloque o jambu.
Tampe a panela até o arroz ficar totalmente pronto.
Ingredientes
Modo de preparo
Asse o pato em um tabuleiro grande. Depois de assado, corte em pedaços e reserve. Em uma panela, ferva o tucupi com as folhas de chicória e os alhos. E em outra, cozinhe o jambu a parte.
Por último, junte o pato ao tucupi e acrescente o jambu já cozido. Deixe ferver tudo por 10 minutos e sirva com arroz branco e farinha grossa.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque o frango no vinho e no alho um dia antes.
No dia seguinte, refogue o frango até amolecer a ponto para desfiar. Depois de desfiado, reserve.
Prepare o arroz temperado a seu gosto e deixe esfriar.
Pegue o frango desfiado e tempere com a cebola, o pimentão, o cheiro-verde e o caldo do frango refogado. Leve ao fogo só para o tempero dar gosto.
Misture o arroz com o frango desfiado em uma tigela. Junte as passas, o presunto, a salsicha, a ervilha e o milho.
Ingredientes
Modo de preparo
Passe pelo liquidificador o tomate, a cebola, o alho, a salsa, a cebolinha, o coentro, o sal e a pimenta-do-reino (somente a metade de cada um deles). Descasque e limpe bem os camarões, tirando as cabeças e os rabos. Escalde as cabeças e os rabos dos camarões para tirar o sal. Bata as cabeças no liquidificador com 500 ml de água.
Passe por um escorredor e bata o caldo das cabeças com as 5 xícaras de trigo (se necessário, acrescente mais um pouco de água). Coloque, em uma panela, os 2 litros de água, o trigo já batido com o caldo das cabeças, e os temperos anteriormente batidos, mexendo sempre para não embolar. Quando já estiver um caldo bem grosso, coloque o óleo em uma panela e frite os camarões rapidamente. Acrescente o restante do temperos cortados em cubinhos pequenos. Junte o azeite de dendê e o caldo concentrado da pimenta dedo de moça. Misture tudo. Quando levantar fervura, retire a panela do fogo e acrescente o creme de leite. Misture bem. A receita é servida com arroz branco.
Ingredientes
Para o camarão:
Para o molho branco:
Para a massa:
Refogue o camarão junto com os temperos por cerca de 5 minutos e reserve. Faça um molho branco, derretendo a margarina e acrescentando a cebola, a farinha de trigo e o leite. Depois de pronto, adicionar o leite de coco e o creme de leite com o soro. Misture o camarão ao molho e reserve.
Cozinhe a massa al dente, e passe-a na manteiga enquanto estiver quente. Reserve. Para a montagem, coloque em um pirex um pouco do macarrão e 1/4 do molho branco misturado ao camarão, intercalando com o queijo ralado e fazendo camadas de macarrão, molho e queijo ralado.
Finalize com o queijo ralado e deixe gratinar em forno médio por 10 minutos.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque tudo no liquidificador e bata bem.
Se preferir, coloque um pouco de açúcar.
Coloque em uma vasilha e leve ao freezer para gelar.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque tudo no liquidificador e bata bem.
Se preferir, coloque um pouco de açúcar.
Coloque em uma vasilha e leve ao freezer para gelar.
Ingredientes
Para o pudim:
Para o creme:
As frutas:
Modo de preparo
Para fazer o pudim, bata no liquidificador o leite condensado, o leite de caixa já devidamente medido, acrescentando as claras, o amido de milho e a baunilha. Coloquea mistura em uma forma redonda de buraco no meio, já com a calda pronta, e cozinhe em banho-maria.
Depois de cozido, desenforme e deixe esfriar. Faça o creme no liquidificador, batendo a polpa de cupuaçu, o leite condençado e o creme de leite. Faça o mesmo com a polpa de bacuri. Para montar, use uma taça grande. Corte os kiwis em rodelas para enfeitar o lado interior da taça, intercalando com as maçãs cortadas em fatias. Coloque o creme de cupuaçu e em seguida o pudim. Coloque o creme de bacuri. Pique o abacaxi, o kiwi, as maçãs, o pêssego e as uvas inteiras. Depois, salpique sobre os cremes as frutas picadas até encher a taça. Faça um creme de chantilly e coloque por último, enfeitando com as frutas restantes.
Notificações