Funcionamento
Sede fechada. Atualmente, o Museu Vale promove ações educativas e culturais extramuros, como exposições e oficinas, na região da Grande Vitória.
O Museu Vale foi inaugurado em 1998 com a missão de estabelecer diálogos, aliando de forma harmônica, arte, cultura e educação, aglutinando públicos e territórios diversos através das atividades que promove, agindo de forma continuada na região da chamada Grande Vitória.
O Museu Vale integra uma rede de equipamentos culturais geridos pelo Instituto Cultural Vale, da qual fazem parte o Memorial Minas Gerais Vale (MG), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).
Centro de Memória
O Centro de Memória possui cerca de 24 mil itens catalogados, desde livros de registros e outras publicações, plantas geográficas, mapas, fotografias, objetos, filmes, além de vasta documentação relacionada à história da Estrada de Ferro Vitória a Minas, bem como da própria Vale. Todo esse acervo está disponível para visitação e consulta pública, servindo como material de pesquisa para estudiosos na execução de projetos acadêmicos sobre o assunto. Além dos itens relacionados a história ferroviária, o acervo de publicações ainda conta com um vasto catálogo relacionado a arte contemporânea.
O Centro de Memória MV encontra-se instalado no 9º andar do Hub Vale Vitória, localizado na Rua Clovis Machado, 122, Bairro: Enseada do Sua, Vitória, ES, CEP: 29050-590.
Para agendamentos deve ser feita consulta prévia através do e-mail felipe.patricio@institutoculturalvale.org
Seu Programa Educativo atua de forma a mobilizar públicos diversos, atuando junto às comunidades, em especial, com o atendimento de escolas públicas e privadas da região da Grande Vitória.
As ações educativas convidam crianças, adolescentes, idosos e suas famílias a partilharem seus saberes, usarem a criatividade e a imaginação para vivenciar o acervo e as mostras de arte contemporânea. Com foco nas juventudes, desenvolve o Programa Aprendiz – capacitando jovens para atuarem diretamente na montagem das exposições.
Em 24 anos de atuação em prol da cultura e arte-educação, o Museu Vale recebeu 50 grandes exposições e mais de 2 milhões de visitantes na sede instalada na Estação Ferroviária Pedro Nolasco, apresentando a história da EFVM (Estrada de Ferro Vitória a Minas), o melhor da arte contemporânea e as vivências e a convivência na prática das ações educativas.
Entre coletivas e mostras individuais, 216 artistas, nacionais e internacionais, já expuseram na antiga sede, como Vik Muniz, Irmãos Campana, OSGEMEOS, Nelson Leirner, Angelo Venosa, Eder Santos, além dos capixabas Hilal Sami Hilal, Rosilene Luduvico e outros. O local também foi utilizado como espaço para a promoção de palestras relacionadas à arte e à filosofia.
Vista aérea noturna com paredes da exposição tríade
Sede fechada. Atualmente, o Museu Vale promove ações educativas e culturais extramuros, como exposições e oficinas, na região da Grande Vitória.
Exposição com cem obras de Vik Muniz, no Museu Vale
Clique na imagem para ampliar
Projeto Extramuros, um olhar coletivo a partir das imagens do fotógrafo Walter Firmo. A Mostra “O Brasil que merece o Brasil” inspirou a criação do Projeto em conjunto com a Escola de Tempo Integral Pastor Oliveira de Araújo, do bairro Cobilândia, em Vila Velha – MG.