A exposição “Brasil: Terra Indígena” reafirma o protagonismo dos povos originários na formação cultural, histórica e territorial do Brasil. A mostra abriu ao público em 8 de novembro de 2025 e, devido ao grande sucesso de público visitante – com cerca de 60 mil pessoas – seguirá aberta ao público até dia 28 de março de 2026, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA).
Produzida pelo Instituto Cultural Vale, por meio do Centro Cultural Vale Maranhão, em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, a exposição reúne a produção cultural de mais de 300 povos indígenas que habitam os 26 estados e o Distrito Federal.
A mostra apresenta mais de dois mil itens, entre cestarias, cerâmicas e indumentárias de povos indígenas de todo o país, além da obra fotográfica de 45 artistas indígenas, que registram o cotidiano e a presença de importantes lideranças indígenas da atualidade. O conteúdo é enriquecido por imagens etnográficas e históricas provenientes do acervo do Instituto Moreira Salles, com registros de fotógrafos como Maureen Bisilliat e Marcel Gautherot.
Com curadoria coletiva, “Brasil: Terra Indígena” evidencia a relação sustentável dos povos originários com a terra e sua contribuição fundamental para a identidade brasileira. A exposição também dialoga com temas como mudanças climáticas, biodiversidade, línguas indígenas e cosmovisões, incluindo um mapa inédito das línguas indígenas existentes no Brasil, muitas delas ameaçadas.
A iniciativa integra um conjunto de ações culturais e de preservação e recuperação do patrimônio brasileiro realizadas, articuladas e patrocinadas pela Vale em Belém no contexto da COP30 que aconteceu entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Entre elas estão o Museu das Amazônias, local inovador de encontros, saberes e experiências que refletem a diversidade dos povos e territórios do maior bioma tropical do planeta; o Complexo dos Mercedários da UFPA; a Basílica Santuário de Nazaré, que teve sua primeira restauração em mais de cem anos; entre outras iniciativas.
Serviço
Exposição: Brasil: Terra Indígena
Local: Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi – Centro de Exposições Eduardo Galvão
Endereço: Av. Magalhães Barata, 376 – São Brás, Belém (PA)
Visitação: Até 28 de março de 2026.
Horário: das 9h às 17h, com entrada até 16h
Ingressos: R$ 3,00 (inteira), R$ 1,50 (meia), com gratuidades conforme legislação vigente.