O Memorial Minas Gerais Vale inaugura no dia 03 de abril, quinta-feira, em Curvelo, a exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento” que traz obras de artistas negros e indígenas, representantes de diversas regiões de Minas, propondo reflexões sobre temas como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver. A abertura acontece às 9h, na Praça da Estação, com a apresentação do Grupo de Seresta “Encontro com a Saudade”. A mostra, que integra o projeto Memorial Vale Itinerante, está levando arte contemporânea e reflexões sobre as heranças culturais indígenas e afro-brasileiras a 10 cidades mineiras em uma carreta de 15 metros de comprimento, especialmente adaptada para o transporte e a exibição das obras. Além da exposição, Curvelo receberá diversas atividades culturais e educativas durante o período que a mostra permanecerá na cidade. A exposição estará na cidade até o dia 13 de abril, funcionando de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. 

Com curadoria do Programa Educativo do Memorial Vale, a mostra utiliza a arte como ferramenta de diálogo e encontro, buscando aproximar o público de perspectivas importantes sobre a história coletiva. Além da Curvelo, “Oriará” já passou por Belo Horizonte, Congonhas e Jaíba e terá como próximas paradas as cidades de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Brumadinho e Nova Lima 

 
Exposição Oriará leva atividades culturais para Curvelo 

A itinerância da Exposição Oriará – Arte e Educação em Movimento levará a  Curvelo uma programação diversa e gratuita. Entre os dias 01 e 13 de abril, a cidade receberá encontros formativos, oficinas, apresentações culturais e visitas brincantes, todas conectadas à valorização da cultura afro-brasileira, quilombola e indígena. Todas as atividades acontecem na Praça da Estação, exceto os Encontros com Professores. 

A programação começa com o Encontro com Professores, nos dias 1º ou 2 de abril, às 18h30, no Prédio da OAB (Av. Pedro II, nº 729, Centro). A atividade busca estimular a troca de experiências entre educadores e promover uma maior integração entre o Memorial Vale e a comunidade escolar. Durante o evento, os professores explorarão estratégias para incorporar as temáticas da exposição no cotidiano escolar. A atividade conta com a participação dos educadores Liliane Augusta Moreira e Gerson de Melo, ambos do Memorial Minas Gerais Vale. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 98223-7433. 

Nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, às 10h, acontece a “Visita Brincante”, que convida crianças a partir de quatro anos, adolescentes e seus acompanhantes a explorarem histórias das culturas negras e indígenas por meio de um percurso interativo e lúdico. A ação será realizada na Praça da Estação, sem necessidade de agendamento prévio, e contará com acessibilidade em Libras. 

A programação também inclui a oficina “Máscaras Afrofuturistas”, inspirada no trabalho do artista Jorge dos Anjos, nos dias 5, 6 e 12 de abril, às 14h. Aberta a famílias com crianças a partir de seis anos, a atividade incentiva a reflexão sobre o afrofuturismo na arte e permite que os participantes criem suas próprias máscaras dentro dessa estética. A oficina contará com acessibilidade em Libras. 

A música e a expressão corporal também fazem parte da programação. No dia 5 de abril, às 11h, o Mestre Andorinha e o Grupo de Capoeira Filhos de Dandara promovem uma Roda Aberta, apresentando estilos tradicionais e contemporâneos da capoeira, além de samba de roda e dança afro. Mais tarde, às 16h, a Banda Arautos da Apae de Curvelo sobe ao palco para um show que celebra a inclusão social por meio da música. A apresentação contará com acessibilidade em Libras. 

No dia 12 de abril, às 11h, a Folia de Reis Estrela da Guia de Curvelo se apresenta na Praça da Estação, mantendo viva a tradição do louvor ao Menino Deus. Encerrando o dia, às 16h, o Grupo Forrozeando Curvelo anima o público com um show cheio de energia e tradição. 

Todas as atividades da exposição itinerante “Oriará – Arte e Educação em Movimento” têm entrada gratuita. A iniciativa integra os projetos Gerais Cultura de Minas e Ações de Diversidade e Inclusão do Memorial Minas Gerais Vale, reafirmando o compromisso da instituição com a democratização do acesso à arte e à cultura.

Foto: HB Audiovisual

Memorial Vale Itinerante 

“Oriará – Arte e Educação em Movimento” integra uma etapa da renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com exposições como esta, estamos cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.  

Além da mostra “Oriará”, o Memorial Vale Itinerante conta com outras iniciativas. Entre elas, o Quintal do Memorial que leva à Praça da Liberdade uma série de atividades culturais e educativas.