Há exatos 50 anos a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho. Este ano, a data é comemorada durante toda a semana em espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale e em iniciativas patrocinadas pelo Instituto, promovendo a conexão entre cultura, sustentabilidade e educação ambiental.
Até dia 9, no Parque Botânico Vale Vitória, o Museu Vale, que integra o Instituto Cultural Vale, promove a oficina Árvore dos Desejos, em que o público explora a conexão com a natureza criando seu próprio objeto artístico em forma de árvore, com folhas e materiais do próprio parque. A inspiração vem de pinturas, desenhos e fotos de quatro artistas contemporâneos que atravessaram os quase 25 anos do Museu: Elza Lima e Hélio Melo, Regina Chulam e Rodrigo Braga. A oficina é gratuita, para todos os públicos e acontece às terças e sextas-feiras, das 8h às 16h30m, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h30.
Já no Pará, nesta terça-feira, dia 6, a Casa da Cultura de Canaã – que também integra o Instituto – vai promover a integração com o Parque Veredas de Carajás, com uma visita dos estudantes de sua escola de dança e música. Educação ambiental, Contação de histórias e plantio de mudas farão parte da programação, com o objetivo de promover a ideia de preservação e integração com o meio ambiente.
No Rio de Janeiro, de 5 a 11 de junho o Museu do Amanhã, que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, promove a SEMEIA, uma semana dedicada ao meio ambiente, com programação totalmente gratuita. São debates, shows, oficinas, filmes e ativações artísticas que abordarão temas como preservação da água, saberes tradicionais, soberania alimentar, direito à informação e cooperação para a sustentabilidade. No fim de semana, a SEMEIA será encerrada com o Festival Infantil, que reunirá programação para toda a família. Programação e inscrições no site do Museu: https://museudoamanha.org.br/pt-br/semeia
E até o fim do mês, também no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apresenta o Junho Verde, uma programação especial de oficinas que buscam criar consciência ambiental de forma lúdica e divertida.
Nos próximos dias 8 e 9, o destaque são as oficinas de educação ambiental coordenadas pelo Instituto Moleque Mateiro. Dia 8, às 10h acontece a Caça ao Tesouro, com exploração da área externa e jardins do Museu do Pontal; e às 16h é a vez da exploração sensorial da horta com atividades de manejo, colheita e plantio. Já no dia 9, as atividades começam com a exploração de sedimentos e oficina de artes com argila (10h) e seguem com a oficina de pintura com pigmentos naturais (16h). O Museu do Pontal funciona de quinta a domingo, das 10h às 18h, e as oficinas têm entrada gratuita ou por contribuição voluntária. Mais informações no site do Museu: https://museudopontal.org.br/