Uma programação diversa, acessível, convidando o público a celebrar a arte, a memória e a pluralidade cultural.
Começar o ano é também uma oportunidade de ampliar repertórios, criar encontros e fortalecer conexões por meio da cultura. Em janeiro, o Instituto Cultural Vale apresenta uma agenda cultural ampla e diversa, com exposições, espetáculos, festivais, formações e experiências artísticas que acontecem em diferentes regiões do país.
A programação reúne iniciativas que valorizam a cultura brasileira em suas múltiplas expressões — das artes visuais ao teatro, da música à educação cultural — com ações realizadas em museus, centros culturais, espaços públicos e territórios simbólicos da cultura nacional.

Foto: Bob Wolfenson
📍 Rio de Janeiro
Exposição Presenças na Amazônia: Um Diário Visual de Bob Wolfenson
A mostra fotográfica e multissensorial propõe uma vivência sensível da floresta a partir do olhar artístico do fotógrafo Bob Wolfenson, que completa 55 anos de carreira. Realizada pela Vale, a exposição apresenta as impressões da floresta registradas pelo fotógrafo durante as filmagens da websérie “Amazônia: Juntos Fazemos a Diferença”, conduzida por ele e pela cantora Gaby Amarantos, em 2024. A produção audiovisual, realizada pela Vale, se transformou em uma campanha que apresenta a cultura, a economia, os biomas e o povo da floresta amazônica e se encerra com a estreia da exposição do diário visual de Bob Wolfenson.
Serviço
De 15/01 a 10/02
Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1, Centro
Funcionamento: Quinta a terça, das 10h às 18h (última entrada às 17h), inclusive feriados.
Fafá de Belém, O Musical
Um mergulho emocionante na trajetória de uma das maiores vozes da música brasileira. A peça revisita a vida e a carreira de Fafá de Belém em três tempos — infância, juventude e maturidade — costurados por memórias, canções e lendas da Amazônia. Com ecologia, cultura e MPB entrelaçadas, o espetáculo celebra os 50 anos de carreira da artista, de Belém para o mundo.
Serviço
De 15/01 a 08/02
Teatro Riachuelo – Rua do Passeio, 38/40, Centro
Horários: Quintas e sextas às 20h | Sábados e domingos às 17h
Ingressos à venda nos canais oficiais do teatro
Espetáculo “JOB”
Sucesso internacional que conquistou a Broadway, “JOB” chega ao Rio de Janeiro com Bianca Bin e Edson Fieschi, sob direção de Fernando Philbert. O espetáculo acompanha Jane, funcionária de uma grande empresa de tecnologia que, após um colapso, é obrigada a enfrentar um terapeuta em um intenso thriller psicológico sobre ética, saúde mental e o mundo digital
Serviço
De 10/01 a 22/02
Teatro TotalEnergies – Rua do Russel, 804, Glória
Horários: Sextas e sábados às 20h | Domingos às 18h
Ingressos à venda nos canais oficiais do teatro
Exposição Tuguyrape: Indígenas na Região da Costa Verde
“TUGUYRAPE” significa “na corrente sanguínea”. A exposição fica até dia 31/01 e é uma oportunidade para conhecer de perto as vozes, saberes e expressões dos povos Guarani e Pataxó que fazem parte da história local. Nos dias 16 e 17/01, a exposição oferece a “Edição Pais e Filhos”, um momento exclusivo para curtir com a família
Serviço
Até 31/01
Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde – Shopping Pátio Pix, Itaguaí
Horários: Terça a sábado, 10h às 22h | Domingo, 15h às 21h
Entrada gratuita
📍 Maranhão
Exposição Cidades Flutuantes
Resultado da residência das artistas francesas Cécile Palusinski e Elsa Mroziewicz na Amazônia Legal, a exposição é uma colaboração com artistas e comunidades locais. Utilizando realidade aumentada, o painel dedicado a São Luís revela camadas simbólicas, sonoras e visuais da cidade e integra a Temporada França-Brasil 2025, iniciativa dos dois países para celebrar 200 anos de relações diplomáticas e fortalecer cooperações culturais.
Serviço
De 02/01 a 31/03
Centro Cultural Vale Maranhão – Av. Henrique Leal, 149, Centro, São Luís
Funcionamento: Terça a sábado, 10h às 19h
Entrada gratuita
📍 Minas Gerais
Programação Inhotim
Este mês, destacamos o Percurso sonoro Tape Nhe´eng (Caminho das Palavras), com Renata Tupinambá, dia 31/1: neste evento o público é convidado a escutar vozes indígenas que brotam do território mineiro. Além da programação principal, as oficinas do Ateliê Circulante convidam o público a exercitar a criatividade em diferentes pontos do parque.
Serviço
Dia do percurso, 31/01
Demais programações: até 31/01
Inhotim – Rua B, 20, Brumadinho, MG
Funcionamento: Terça a sexta, 9h30 às 16h30 | Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30
Entrada gratuita às quartas-feiras
Grupo Galpão – Espetáculo Cabaré Coragem
Em uma atmosfera engraçada e delirante, os artistas dançam, cantam e fazem números de variedades, enquanto estranhas contradições daquele lugar vão despontando no palco. A Campanha de Teatro e Dança visa democratizar o acesso às artes cênicas mineira e nacional.
Serviço
Dias 31/01 às 20h e 01/02 às 19h
Sesc Palladium – Grande Teatro
Ingressos à venda nos canais oficiais do teatro
Exposições no Palácio das Artes
Duas mostras celebram a riqueza da cultura mineira: “Bonecos Gira Mundo”, até 22/02, traz uma fascinante mostra dos 55 anos da companhia Giramundo, com cerca de 600 peças — bonecos, máscaras, objetos de cena e elementos cenográficos — que atravessam teatro de bonecos, cinema de animação e televisão e a “GTO, de Divinópolis para o mundo: arte em madeira e seu legado”, até 28/02, reunindo obras talhadas em madeira do mestre Geraldo Teles de Oliveira.
Serviço
Palácio das Artes – Rua Afonso Pena, 1537, Belo Horizonte, MG
Funcionamento: Terça a sábado, 9h30 às 21h | Domingo, 17h às 21h
Ingressos à venda nos canais oficiais do espaço
📍 Espírito Santo
Exposição Vidas em Cordel – Edição Parque Botânico Vale
A exposição, parceria do Museu Vale com o Museu da Pessoa traz histórias de vida em uma linguagem carregada de rima, arte e tradição. Originalmente, contou com 22 trajetórias de vida em forma de cordéis ilustrados. Em sua versão, na Sala Educativo Museu Vale Extramuros, no Parque Botânico Vale, traz painéis ilustrados por xilogravuras que homenageiam personagens como a Dona Domingas, símbolo da luta da população negra do Espírito Santo.
Serviço
De 13 a 31/01
Parque Botânico Vale – Av. dos Expedicionários, S/N (Jardim Camburi), Vitória
Funcionamento: Terça a domingo, 8h às 17h
Entrada gratuita
Festival Delírio Tropical
O evento vai agitar o verão capixaba com um painel vibrante da produção musical autoral local, por meio de uma programação gratuita, com mais de 80 atrações e 100 horas de shows de artistas regionais do Brasil e do exterior.
Serviço
De 21/01 a 01/02 a partir de 16h
Orla da Praia de Itapuã – Vila Velha
Entrada gratuita⸻
📍 Pará
Devido ao grande sucesso, com um público visitante de cerca de 60 mil pessoas, a exposição foi prorrogada no museu Paraense Emílio Goeldi! Iniciativa do Instituto Cultural Vale, por meio do Centro Cultural Vale Maranhão, em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, a exposição abriu durante a COP 30, com foco no protagonismo dos povos originários brasileiros na formação da identidade nacional, reconhecendo sua condição de guardiões da terra. Imperdível!
Serviço
Até 28/03
Museu Paraense Emílio Goeldi – Vila Nove de janeiro, 1810, Belém, PA
Funcionamento: Quarta a domingo, 9h às 15h
Entrada: Gratuita para visitação à exposição. Contudo, o acesso ao Parque Emilio Goeldi custa R$3,00(inteira), Estudantes e Jovens de baixa renda têm direito à meia-entrada mediante comprovação. A entrada é gratuita para crianças com idade até 12 anos incompletos, pessoas com mais de 60 anos e pessoas com deficiência., e aceita pagamento em dinheiro e Pix.
Exposição Ajurí
Neste mês destacamos a Exposição Ajurí cujo título, de origem indígena, remete ao mutirão e à colaboração. A mostra reúne oito instalações de artistas da região Norte e de outras partes do Brasil, em linguagens que incluem pintura, fotografia, vídeo, escultura e experiências imersivas
Serviço
Até 08/02
Museu das Amazônias – Av. Marechal Hermes, 14. Porto Futuro II, Galpão 4A – Belém, PA
Funcionamento: Todos os dias, 10h às 20h (fechado às quartas)
Entrada conforme política do museu
📍 São Paulo
Exposição FUNK: Um grito de ousadia e liberdade
A mostra celebra a trajetória do funk, revelando sua influência que vai além do som e dos movimentos do passinho. A exposição explora como o gênero impacta a moda, as artes visuais e a língua, por meio de gírias, expressões idiomáticas e neologismos. Concebida e exibida originalmente pelo Museu de Arte do Rio (MAR) com patrocínio do Instituto Cultural Vale, a mostra está em São Paulo com acervos inéditos sobre o funk paulista, ampliando o diálogo cultural e histórico.
Serviço
Até 30/08
Museu da Língua Portuguesa – edifício histórico da Estação da Luz, Centro, SP.
Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 16h30
Entrada conforme política do museu
Nossa agenda reafirma o compromisso com a valorização da cultura brasileira em sua diversidade, promovendo encontros, diálogos e experiências que aproximam públicos, territórios e linguagens artísticas.
Mais do que uma programação, estas ações representam um convite à participação, à escuta e ao reconhecimento da cultura como um bem coletivo, essencial para o fortalecimento da cidadania, da memória e da imaginação social.
Programe-se, participe. Onde tem cultura, a Vale está.