Filmes, shows, atividades esportivas e performances marcam programação dos espações culturais que integram o Instituto 

No Mês do Orgulho LGBTQIA+, os espaços que integram o Instituto Cultural Vale reforçam sua atuação pela diversidade, respeito, equidade e visibilidade das diversas identidades. 

Confira a programação 


Centro Cultural Vale Maranhão 

No Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), em São Luis, a 7ª edição da mostra “Quelly – Mostra Nacional de Cinema de Gênero e Sexualidade” traz para as telas as vivências LGBTQIA+. Serão três dias de exibições de curtas e longas-metragens e oficinas voltadas à representatividade de gênero e à diversidade de orientações sexuais.   

Data: de 20/06 a 22/06 

Museu Vale 

Em Vitória (ES), o Museu Vale promove programação em parceria com o Sesc Glória, que também dá visibilidade às identidades LGBTQIA+. Na oficina “O reuso têxtil como redução de danos ambientais”, a artista trans Ashanti-Makida mostra como o upcycling, técnica de reuso de materiais para criação de novas roupas e produtos, diminui o impacto da indústria têxtil, a segunda que mais polui no mundo. 

Data: de 12/06 a 14/06 

Horário: das 14h às 17h 

Local: Sesc Glória 

Complementando a programação, o músico trans Dan Abranches apresenta composições autorais e releituras.  

Data: 14/06 

Horário: às 20h 

Local: Sesc Glória 

Memorial Minas Gerais Vale 

Arte, cultura e esporte se completam no Mês da Diversidade do Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte (MG). Entre os destaques da programação, o evento “Rua da Diversidade” integra diferentes públicos com atividades esportivas relacionadas a modalidades olímpicas (handebol/ vôlei/ futebol) com o coletivo Bharbixas Esporte Clube. 

Data: 16/06 

Já “Cantos Escuros – Festival Solos Dissidentes” reúne artistas mulheres, LGBTQIAPN+, negros, indígenas, PCDs (dia 15/06, às 20h). E em uma ação no acervo do Memorial, o Programa Educativo do Memorial, propõe a intervenção “Alegoria da Cintura Fina”: a imagem de Cintura Fina, representante histórica da luta das travestis de Belo Horizonte, é inserida sobre a Alegoria da República. 

Data: a partir de 12/06 

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás 

E no Pará, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promove o evento “Futuro Queer”, em referência a um mundo mais inclusivo e igualitário. A programação inclui competição de maquiagem artística, performance de drags queens e da Rainha da Diversidade e palco aberto para talentos do público se apresentarem.  

Data: dia 07/06 

Horário: às 19h 

Confira a programação completa nos sites do Centro Cultural Vale Maranhão, do Memorial Minas Gerais Vale, do Museu Vale e da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.