O Instituto Cultural Vale é o patrocinador master da ArtRio pelo segundo ano consecutivo. Ao lado de um dos maiores eventos de arte da América Latina, reforça, em cada atividade pensada para o evento, que acontece entre os dias 13 e 17 de setembro, na Marina da Glória, a importância do acesso e cria condições para que mais pessoas possam participar de iniciativas como essa. Criar oportunidades para que o público em geral entre em contato com feiras como a ArtRio é fundamental para despertar novos olhares e ampliar horizontes.  

O Instituto Cultural Vale se uniu, mais uma vez, à ArtRio para a apresentação do Prêmio FOCO: para descobrir, incentivar e difundir aqueles que fazem a arte visual no país e levá-los além. A premiação tem como objetivo fomentar e difundir a produção de artistas visuais contemporâneos do país, com até 15 anos de carreira.  

Em 2023, o Prêmio FOCO recebeu um número recorde de inscrições desde sua criação. Foram 606 projetos, vindos de 25 estados brasileiros. As mulheres dominaram a cena com 60,9% do total de inscrições. Dedicado a novos artistas visuais brasileiros, que tenham até 15 anos de carreira, 33,9% dos candidatos têm entre 25 e 34 anos, e 24,4% têm entre 18 e 24 anos. Como a idade não é um limitador para a inscrição, mas o tempo de experiência, 12,4% dos artistas inscritos têm mais de 55 anos. A seleção final conta com seis nomes, sendo a maior parte deles de fora do Rio de Janeiro, reforçando, também, a potência da arte contemporânea do país.  

Artistas selecionados no Prêmio Foco 2023: 

“O Instituto Cultural Vale está junto com a ArtRio, valorizando  a arte contemporânea brasileira. Além de patrocinadores, apresentamos o Prêmio Foco, que reconhece artistas visuais com até 15 anos de carreira, e as conversas ArtRio, que reúnem convidados para falar de temas como liberdade criativa, identidades e arte como  transformação social. Nesta edição,  trazemos também, do Maranhão,  a exposição ‘Mestre Honório’, em que o Centro Cultural Vale Maranhão mostra a força da cultura regional, sempre como uma forma de contribuir para um cenário cultural mais diverso e potente”, diz o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto.

Exposição Mestre Honório 

O Centro Cultural Vale Maranhão leva para a ArtRio a exposição Mestre Honório sobre a produção cultural maranhense e a obra do artista, que é mestre careteiro e brincante de Cazumba. Na sexta-feira, 15, às 15h, acontece a conversa “Origens da cultura – A produção maranhense”, com o artista, além de Silvana Mendes, que trabalha com questões raciais, territoriais e políticas de afirmação. O papo será mediado por Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.  

Conversas ArtRio 

Realizadas durante a ArtRio no Palco Instituto Cultural Vale, no pavilhão MAR. O programa convida curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte, para participar de mesas de conversas com o público, abordando temas contemporâneos sobre artes, curadoria, colecionismo e mais. 

14/09 – Quinta-feira 

  • 15h – O Feminino na Arte, com a curadora Ana Carolina Ralston e a artista Laura Mattos

O encontro entre Ana Carolina Ralston e a artista Laura Mattos se dá por um dos veios da pesquisa de ambas: o feminino na arte. Enquanto Ana Carolina, como curadora, dedica-se à pesquisa sobre a natureza, o feminino e a tecnologia, em suas propostas expositivas, Laura Mattos estabelece a casa como o cenário natural e seus vestuários como figurino das questões existenciais contemporâneas. 

  • 15h30 – Lançamento do livro “Camille Kachani, o exílio como motor da obra”, de autoria de Paulo Herkenhoff, e bate-papo do curador e crítico de arte com o artista

Publicação reúne trabalhos produzidos ao longo da trajetória de 30 anos de carreira de Camille Kachani, acompanhadas de um ensaio do curador e crítico Paulo Herkenhoff, que reflete sobre o trabalho da artista a partir de um olhar envolvendo filosofia, linguística, psicanálise, ciências políticas e religião. 

  • 16h30 – MAM 75 anos – histórias de um museu

A curadora Denise Mattar, o artista Vicente de Mello e o diretor artístico do MAM Rio Pablo Lafuente conversam sobre alguns dos acontecimentos, experiências e projetos que marcaram a história do museu desde sua fundação em 1948 até o presente. 

  • 17h30 – Lançamento do livro “Bem-Vindo (ao Rio) / Welcome (to NYC)” de Marcos Chaves

A conversa entre Marcos Chaves, Maria Lago, editora e fundadora da Familia Editions, e Camila Bechelany, curadora da Galeria Nara Roesler sobre o livro-obra do artista. 

  • 18h – Desvendando o papel dos curadores – guiando a experiência artística nas galerias, com a curadora Fernanda Lopes e o sócio fundador Galeria Athena, Filipe Masini

A presença dos curadores tem sido considerada cada vez mais essencial na moldagem da experiência artística dentro das galerias. Fernanda Lopes e Filipe Masini irão discutir essa atual tendência do mercado, como é o caso da Galeria Athena, em que ambos atuam em conjunto. 

15/09 – Sexta-feira

  • 15h – Origens da cultura – A produção maranhense, com os artistas Mestre Honório e Silvana Mendes, e mediação de Gabriel Gutierrez

Conversa sobre a produção de Mestre Honório (mestre careteiro e brincante de Cazumba, uma das personagens da festividade junina) e da artista Silvana Mendes, que trabalha questões raciais, territoriais e políticas de afirmação. Mediação de Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão. 

  • 16h – Bate-papo com as duplas de artistas e curadores e lançamento dos livros da Coleção Subúrbio Singular: Jovens Artistas Contemporâneos

A coleção inaugura com três livros inéditos e dedicados ao trabalho dos artistas Ana Hortides, Andréa Hygino e André Vargas, que, respectivamente, acompanham um texto crítico dos curadores Pollyana Quintella, Raphael Fonseca e Silvana Marcelina. 

  • 16h30 – “Preencher o silêncio” – uma conversa sobre a produção de André Griffo

O curador Raphael Fonseca, o poeta e escritor André Capilé e o designer Felipe Chodin conversam com André Griffo sobre a realização do primeiro livro do artista fluminense. 

  • 17h30 – Lançamento do livro “Volume 3” de Raul Mourão e bate-papo do artista com o curador Eucanaã Ferraz sobre seu processo de trabalho

Volume 3 é a terceira edição do LIVROREVISTA de Raul Mourão, que apresenta os principais registros do percurso expositivo do artista entre 2018 e 2022. A publicação conta com textos críticos que estabelecem um panorama sobre sua produção em diálogo com questões estéticas, sociais e políticas. 

  • 18h – Frans Krajcberg – “Ao acordar a natureza estava preta e branca”

O galerista Max Perlingeiro e a curadora e professora Galciani Neves apresentam os processos de organização da mostra do artista na Pinakotheke e do catálogo que atualiza seu legado e a força de sua luta em prol do meio ambiente. 

16/09 – Sábado

  • 15h – “O artista e suas múltiplas possibilidades no campo cultural”, com o curador Ademar Britto e os artistas Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano

Responsável pela curadoria da 12ª edição do programa SOLO, que traz projetos originais dedicados a um único artista, Ademar Britto recebe Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano para uma conversa sobre o papel do artista e suas múltiplas possibilidades no campo cultural. 

  • 16h – Lançamento do Livro “Hackeando o Poder: Táticas de Guerrilha para Artistas do Sul Global” e Bate-Papo com Carollina Lauriano, Isabel Portella e Priscila Rooxo, e mediação de Maybel Sulamita

Para o lançamento do livro organizado pela Rede NAMI e publicado pela editora Cobogó, artistas e curadoras se reúnem para conversar sobre a obra, considerada um dos marcos da virada feminista da arte brasileira no século 21. Após o lançamento haverá sessão de autógrafos com as autoras. 

  • 16h30 – Conversas: “Artista livre é pleonasmo”, com os artistas Victor Arruda e Daniel Senise, e mediação de Nathalia Lavigne

Tema bastante presente na obra de Victor Arruda, como aparece na frase estampada em um de seus trabalhos (“Artista livre é pleonasmo”) – este é um dos fios condutores da conversa entre os dois artistas, com mediação da pesquisadora e curadora Nathalia Lavigne. 

  • 18h – Projeto Múltiplos Inhotim apresenta Panmela Castro e Arjan Martins

Na terceira edição do Múltiplos Inhotim, dois novos artistas que estão com trabalhos em exibição no Instituto participam do projeto, que, além de fomentar a produção artística e o colecionismo, contribui para a manutenção do Inhotim. 

17/09 – Domingo 

  • 15h – “A influência do Carnaval na arte contemporânea” com Marina Vergara, Jorge Silveira, Mulambö e mediação de Leonardo Antan

Proposta pelo projeto No Barracão e o Carnavalize, a mesa vai discutir o contato entre o universo das escolas de sambas e das “artes institucionalizadas”, a partir dos trânsitos e influências entre esses campos. Com os artistas e carnavalescos Marina Vergara e Jorge Silveira e o artista Mulambö. Com mediação de Leonardo Antan, historiador da arte, curador e escritor. 

  • 16h – Lançamento de “Outros Centros – Guia Periférico Carioca das Artes Visuais” e bate-papo com Anna Luisa (Coordenadora Galpão Bela Maré) e Junior Negão (Diretor e curador Ghetto Colletiv), mediação Alexandre Silva.

O projeto “Outros Centros” chega à segunda edição, com apoio da ArtRio, compartilhando o mapeamento atualizado de iniciativas em artes visuais localizadas em territórios populares, favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. O bate-papo vai reunir representantes do Galpão Bela Maré e do Ghetto Colletiv, situados na Favela Nova Holanda e no Engenho de Dentro, com mediação de Alexandre Silva. 

  • 16h30 – “Qual a responsabilidade da instituição na manutenção da arte feita por pessoas Trans”, com Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta, e mediação de Mariana Paes

Em 2023, o Ateliê TRANSmoras e a CasaNem participam do programa Expansão da ArtRio. As presidentes e fundadoras Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta trazem uma discussão abrangente sobre a presença trans e o impacto das pessoas LGBTQIAPNB+ na arte contemporânea. 

Lançamentos de livros 

No Lounge PRIO ArtRio, no Pavilhão MAR, acontecem lançamentos de livros, encontros com autores, artistas curadores e críticos de arte.