Tema desta edição é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”
Os espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale participam da programação oficial da 17ª Primavera dos Museus, que mobiliza 805 instituições de todo o país até dia 24 de setembro. Instituída pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), esta edição leva o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas” para dentro dos museus, oferecendo oportunidades de reflexão sobre a construção da democracia.
Em Belo Horizonte, o Memorial Minas Gerais Vale apresenta ao público a produção literária dos povos originários do Brasil, registros fotográficos, ações educativas e performance. A exposição “Araetá: a literatura dos povos originários” reúne autores representantes de 40 diferentes povos, das 305 etnias hoje existentes no Brasil – são nomes como Ailton Krenak, David Kopenawa e Daniel Munduruku, entre outros. A mostra conta ainda com contação de histórias (sábados e domingos, às 10h30) e visitas mediadas (sábados e domingos, às 11h e às 15h).
Já a exposição “Sob o mesmo céu” traz a diversidade de cultura e paisagens de países como Peru, Papua Nova Guiné, Mongólia, Myanmar e Índia nos registros poéticos das fotografias da mineira Sylvie Moyen.
E a exposição “Corre um rio de lembranças nas encantadas lavadeiras de Almenara”, de Jessica Marroques, traz as memórias que costuram retalhos das vidas às margens do Ribeirão Arrudas, em Contagem/MG, em um diálogo entre o passado e o presente. Programação completa no site memorialvale.com.br
No Pará, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promove a Mostra Audiovisual: “Existir, Resistir e Ensinar – Produção Audiovisual LGBT+, Quilombola e Indígena realizada na Amazônia” (dia 21/09 das 16h às 21h), com títulos que abordam a relação dos grupos com o espaço que ocupam e sua resistência diante de tudo que possa apagar a liberdade, memória e identidade dessas comunidades. O encontro terá um momento final de celebração da diversidade no pátio da Casa da Cultura com “rodas de vivências”.
A Casa também promove atividade voltada para estudantes da Rede Municipal de ensino, com Visitas mediadas à exposição “Para Além das Margens” sob o enfoque “Democracia, Memória e Identidade – Imagens Indígenas, Quilombolas e LGBTQ ” (dia 19/09 das 9h às 17h). Mais informações em https://casadaculturacanaa.com.br/
E em Vitória (ES), o Museu Vale promove programação no Parque Botânico Vale relacionada à temática da diversidade. Nos dias 19 e 20, às 9h e às 14h, a artista Maria Galacha apresenta uma conversa literária com representações visuais modernas e contemporâneas. Dias 21 e 22, também às 9h e às 14h, o artista Rick Rodrigues realiza a oficina Bora Bordar; e dias 23 e 24, das 9h às 16:30h, o Núcleo Educativo promove conversas sobre exposições e artistas que aconteceram no Museu Vale, cujo trabalho dialoga com o tema da Primavera de Museus.
Todas as programações são gratuitas.