A partir de hoje, 23 de março, Belém (PA) recebe a exposição “Imagens que não se conformam”, que reúne peças da coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e trabalhos de artistas contemporâneos. A exposição ficará em cartaz até 25 de junho no Museu do Estado do Pará (MEP), localizado na Praça Pedro II, no bairro histórico da Cidade Velha.  

Realizada pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Instituto Odeon, a mostra apresenta ao público peças e obras raras e muito significativas do acervo do IHGB que remetem aos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil. Fundado em 1838, o instituto é a mais antiga entidade de fomento da pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de Ciências Sociais do Brasil. 

“Ao estabelecer um diálogo entre o rico acervo histórico e artístico do IHGB e os trabalhos de artistas contemporâneos, buscamos renovar os significados das peças do instituto e, por meio da arte, promover junto ao público novas visões e percepções sobre a história do Brasil”, detalha Paulo Knauss, sócio titular e vice-presidente do IHGB, além de curador da exposição. 

A estreia da exposição aconteceu em 2021, quando esteve em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR), onde o diálogo aconteceu com artistas cariocas. Um diferencial importante na montagem da exposição em Belém é a participação de artistas locais, que produziram obras inéditas para a mostra. Nesse diálogo entre o novo e o antigo, o público paraense verá trabalhos de Berna Reale, Nay e Marcone Moreira. A curadoria local será de Aldrin Figueiredo, diretor do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. 

Maranhão e Minas Gerais na rota da itinerância  

No segundo semestre, a capital maranhense, São Luís, e a histórica Ouro Preto, em Minas Gerais, serão as próximas cidades a receber a exposição “Imagens que não se conformam” que contará, novamente, com curadoria e artistas locais, além do comissionamento de obras. Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon, destaca o viés artístico-educacional do projeto, que ganha amplitude com a circulação da mostra pelo país. 

Sobre o Instituto Odeon 

 

O Instituto foi formado a partir de uma ampliação da Odeon Companhia Teatral, organização criada em 1998. é uma associação privada de caráter cultural, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a gestão e a produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. 

Serviço 

Exposição “Imagens que não se conformam” 

De 23 de março a 25 de junho de 2023 no Museu do Estado do Pará (MEP) 

Endereço: Praça Dom Pedro II, s/n – Cidade Velha, Belém (PA)