Em parceria com o Instituto Cultural Vale, a Oceanos Cultura realiza todo ano um mapeamento das literaturas em língua portuguesa. Trata-se de uma extensa catalogação de obras literárias, com base nos livros inscritos no tradicional Prêmio Oceanos. E a versão atualizada deste trabalho já pode ser consultada na página https://oceanosmapeamento.com.

Em 2022, foram analisadas cerca de 2500 publicações para a realização do mapeamento (em 2021, primeiro ano da iniciativa, foram cerca de 1800 livros). Os dados gerados nos dois anos podem ser comparados, aumentando as possibilidades de pesquisas acadêmicas e editoriais. Gratuito e interativo, ele permite que professores, jornalistas, escritores, editores e leitores em geral descubram dados fundamentais sobre as literaturas produzidas em nosso idioma, da nacionalidade de autores, ao foco narrativo de romances, passando pela quantidade de editoras em Língua Portuguesa espalhadas pelo mundo.
Para celebrar o lançamento do Mapeamento 2022, os curadores do prêmio Oceanos se reúnem para uma live aberta ao público, nesta terça, 04/04, às 16h (horário de Brasília), transmitida pelo YouTube:
Com mediação do jornalista Claudiney Ferreira, o encontro terá a participação dos curadores do Prêmio Oceanos: Isabel Lucas, de Portugal; Matilde Santos, de Cabo Verde; e Manuel da Costa Pinto, do Brasil.