O Memorial Minas Gerais Vale inaugura no dia 19 de março, quarta-feira, em Jaíba, a exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento” que traz obras de artistas negros e indígenas, representantes de diversas regiões de Minas, propondo reflexões sobre temas como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver. A abertura acontece às 9h, na Rua Brasília, no Mercado Municipal de Jaíba, com a presença de Edna Correia de Oliveira, presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N’golo). O evento contará também com a apresentação musical “As Lavadeiras”, da Associação Grupo Melhor Idade Jaíba. A mostra, que integra o projeto Memorial Vale Itinerante, está levando arte contemporânea e reflexões sobre as heranças culturais indígenas e afro-brasileiras a 10 cidades mineiras em uma carreta de 15 metros de comprimento, especialmente adaptada para o transporte e a exibição das obras. Além da exposição, Jaíba receberá diversas atividades culturais e educativas durante o período que a mostra permanecerá na cidade. A exposição estará em Jaíba até o dia 30 de março, funcionando de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. 

Com curadoria do Programa Educativo do Memorial Vale, a mostra utiliza a arte como ferramenta de diálogo e encontro, buscando aproximar o público de perspectivas importantes sobre a história coletiva. “A exposição Oriará traz visibilidade à cultura quilombola tão rica e precisa não só para a comunidade mas também para história dos municípios, do Estado e do Brasil” afirma Edna Correia de Oliveira. Como presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N’golo), ela defende que a iniciativa tem o potencial de “fortalecer grupos culturais e despertar interesse aos jovens na manutenção das práticas culturais”. 

Além da Jaíba, “Oriará” já passou por Belo Horizonte e Congonhas e terá como próximas paradas as cidades de  Curvelo, Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Brumadinho e Nova Lima.   

Atividades culturais para Jaíba 

A itinerância da Exposição Oriará – Arte e Educação em Movimento levará a Jaíba (MG) uma programação diversa e gratuita. Entre os dias 17 e 30 de março, a cidade receberá encontros formativos, oficinas, apresentações culturais e visitas mediadas, todas conectadas à valorização da cultura afro-brasileira, quilombola e indígena. Parte das atividades contam com acessibilidade em Libras e acontecem na Rua Brasília, no Mercado Municipal de Jaíba

Os Encontros com Professores acontecem nos dias 17 de março (segunda-feira), das 8h às 12h, no Projeto Vida (Av. Joaquim de Souza Coutinho, n° 70, bairro São Francisco), e 18 de março (terça-feira), das 18h às 20h, Centro de Eventos (Rua Valdomiro Cardoso de Sá, nº10.), oferecendo formação sobre oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver, com foco em práticas pedagógicas antirracistas. Durante as atividades, também serão apresentados os cadernos Oriará, material didático voltado para estudantes e educadores. As inscrições são gratuitas pelo WhatsApp: (31) 8223-7433. Vagas limitadas e sujeitas à lotação. 

A criançada também terá espaço garantido na programação com as Visitas Brincantes, que ocorrerão nos dias 22 de março (sábado), 23 de março (domingo), 29 de março (sábado) e 30 de março (domingo), das 10h às 11h. Com roteiros lúdicos e acessíveis, a atividade estimula o público infantil e seus acompanhantes a explorarem as histórias das culturas negras e indígenas. 

Já nos mesmos dias, no período da tarde, acontece a Oficina de Máscaras Afrofuturistas, inspirada na obra de Jorge dos Anjos. A atividade propõe uma reflexão sobre o afrofuturismo na arte e convida os participantes a criarem suas próprias máscaras com estéticas e formatos inspirados na produção do artista. As oficinas acontecem nos dias 22 de março (sábado), 23 de março (domingo), 29 de março (sábado) e 30 de março (domingo), das 14h às 15h. As visitas e a oficina tem entrada gratuita, direcionada a diferentes faixas etárias, e não necessita de agendamento. Ambas ações tem acessibilidade em Libras. 

As manifestações culturais também marcam presença na itinerância. No dia 22 de março (sábado), às 11h, a Folia de Reis da Associação Grupo Melhor Idade de Jaíba traz um dos mais tradicionais festejos da região. No dia 23 de março (domingo), às 16h, é a vez do Quilombo dos Gurutubanos apresentar a Dança com o Pote, uma expressão ancestral quilombola que simboliza luta e resistência. 

A tradição também segue no dia 29 de março (sábado), às 11h, com a apresentação do Grupo de Batuque Quilombola, que traz a histórica dança de celebração dos quilombos do Gorutuba. No mesmo dia, às 16h, a Associação Jaibense de Capoeira Arte de Minas promove uma roda aberta de capoeira, sob orientação do professor Valdivino Gancho. 

Finalizando a programação, no dia 30 de março (domingo), às 11h, a Associação de Capoeira Raízes da Arte Negra, com mediação do professor Gilberto Silva, encerra as atividades com mais uma roda de capoeira. 

Memorial Vale Itinerante 

“Oriará – Arte e Educação em Movimento” integra uma etapa da renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante.  Além da mostra “Oriará”, o Memorial Vale Itinerante conta com outras iniciativas. Entre elas, o Quintal do Memorial que leva à Praça da Liberdade uma série de atividades culturais e educativas. 

EXPOSIÇÃO ORIARÁ: ARTE E EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO 
Obras de Edgar Kanaykõ Xakriabá, Aldeia Floresta Maxakali, Froiid, Marcel Dyogo, Dayane Tropicaos e Jorge dos Anjos, com curadoria e mediação do Programa Educativo do Memorial Minas Gerais Vale. 
Abertura: 19 de março, quarta-feira, às 9h 
Local: Rua Brasília no Mercado Municipal de Jaíba  
Visitação:  de 19 a 30 de março. Terça à sexta das 8h às 16h. Sábados e domingos das 10h às 18h. 
Mais informações: www.memorialvale.com.br  

Entrada gratuita