O Memorial Minas Gerais Vale dedica o mês de março às artistas femininas, promovendo uma programação especial e gratuita que destaca a força e a expressão das mulheres na arte e na cultura. Com exposições e eventos itinerantes, o público poderá conferir trabalhos de diversas mulheres, bem como atividades interativas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Entre os destaques, estão a exposição “Cosmogonias”, a itinerância da mostra “Oriará – Arte e Educação em Movimento” e o evento “Quintal do Memorial – Especial Mulheres”.
Dentre as artistas que integram a programação estão as indígenas Liça Pataxoop e Kawany Tamoyos na exposição “Cosmogonias”. O “Quintal do Memorial” contará com a participação da DJ Black Josie, a Coletiva Minha Companhia, As Panderista, Adriana Araújo, Fran Januário, Manu Dias, Letícia Reis, Aline Reis e Raquel Seneias. Todas elas trazendo suas histórias, experiências e expressões artísticas para enriquecer o Mês das Mulheres no Memorial Vale. A Mostra “Oriará” traz obras da artista Dayane Tropicaos no seu acervo.
Dia 27 de março, quinta-feira, às 17h
Exposição Cosmogonias: “O Mundo Pataxoop” de Liça Pataxoop e “Pele” de Kawany Tamoyos
Das mulheres indígenas ocupam os tapumes que cercam o edifício-sede do Memorial, atualmente fechado para renovação com suas criações. Dona Liça Pataxoop, artista e professora da aldeia Muã Mimatxi (Itapecerica/MG), expõe seus desenhos-narrativa tehêy, que contam a história do povo Pataxoop. Ao lado dela, a artista urbana e designer Kawany Tamoyos, conhecida como Kakaw, apresenta suas obras que unem suas raízes ancestrais ao urbano, subvertendo estereótipos femininos e indígenas. A inauguração das pinturas acontece às 17h, seguida por uma Roda de Conversa na Galeria Principal do Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG.
Dia 29 de março, sábado, das 12h às 20h
Quintal do Memorial – Especial Mulheres
No dia 29 de março, sábado, a Praça da Liberdade será palco de atividades culturais e educativas das 12h às 20h, com uma programação especial que celebra o papel da mulher na sociedade por meio de apresentações musicais, oficinas e teatro. O evento terá início com a DJ Black Josie, que apresentará sets de música preta brasileira. Em seguida, a oficina criativa “Mulheres que precisamos conhecer”, realizada pelo Programa Educativo do Memorial Vale, proporcionará um espaço para a criação de estampas e a troca de histórias inspiradoras. A programação continua com uma intervenção itinerante musical de palhaçaria, conduzida pela Coletiva Minha Companhia, trazendo leveza e humor para a celebração.
O público também poderá acompanhar a Roda de Pandeiro com As Panderista, espetáculo que valoriza a oralidade e a percussão. Na sequência, a cantora Adriana Araújo, uma das grandes vozes do samba mineiro, sobe ao palco para um show carregado de tradição e emoção. Encerrando a noite, o projeto Samba da Januário convida Manu Dias, Letícia Reis, Aline Reis e Raquel Seneias para uma apresentação especial, promovendo uma conexão ancestral e cultural por meio do samba.

HB Audiovisual
De 19 a 30 de março
Exposição Oriará – Arte e Educação em Movimento em Jaíba
De 19 a 30 de março, a cidade de Jaíba recebe a exposição “Oriará – Arte e Educação em Movimento”. A mostra busca aproximar o público das heranças culturais indígenas e afro-brasileiras por meio de três eixos: (Re)existências, Cotidianos e Futuros. A visitação acontece na Rua Brasília, no Mercado Municipal de Jaíba, com entrada gratuita. Obras da artista visual de Contagem, Dayane Tropicaos, integram a exposição e discutem questões de gênero, raça e classe. A instalação “Abre Caminho” (uniformes, serigrafia e vídeo) questiona os lugares impostos a populações subalternizadas na sociedade brasileira. A obra é composta por 10 uniformes de trabalho que referem-se a diversas ocupações profissionais que são vistas na sociedade como desvalorizadas.

HB Audiovisual
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca.