O Espírito Santo receberá a exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”, uma experiência imersiva pela vida e obra do maior gênio do Renascimento. A mostra é realizada pelo Museu Vale, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será apresentada pelo museu na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jardim da Penha, Vitória.
Com aproximadamente mil metros quadrados e nove áreas expositivas, a mostra será aberta ao público no dia 8 de março, com ingressos gratuitos mediante agendamento, no site www.museuvale.com.
Em uma verdadeira viagem pelas invenções, experimentos e criações artísticas de Da Vinci, os visitantes conhecerão o legado e o processo criativo do artista italiano, por meio de recursos tecnológicos, objetos, painéis e ambientes audiovisuais.
Leonardo da Vinci é inspirador pela sua incansável curiosidade pela ciência, a invenção e a criatividade. Esta exposição conecta esse gênio ao nosso tempo, com uma linguagem contemporânea e lúdica que proporciona novas vivências da cultura. Daí a sinergia com a atuação do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, sempre pautada pela diversidade de expressões artísticas, pela inovação e pela ampliação e fortalecimento da relação museu-escola para além dos espaços convencionais, criando novas e múltiplas experiências de aprendizagem – individuais e, principalmente, coletivas
diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale
O reitor do Ifes, Jadir Pela, destaca a parceria: “Pensamos a Cidade da Inovação como um espaço democrático, aberto à sociedade, e voltado ao desenvolvimento do nosso estado. E a cultura é parte fundamental desse processo. Por ora, já realizamos atividades administrativas no local, portanto essa será a primeira vez que o espaço contará com uma atividade aberta ao público. E começamos com essa parceria com a Vale, que tem uma vasta experiência e vivência em entregar cultura para o estado do Espírito Santo”.
Exposição explora interação e mostra Da Vinci visionário
A tecnologia será um dos recursos utilizados na narrativa. Numa das salas de projeções, uma animação inédita sobre a vida de Leonardo da Vinci integra as mais modernas técnicas de computação gráfica com as obras do artista, levando o público a uma experiência única. Em outro ambiente da mostra, os visitantes poderão se divertir com imagens das invenções de Da Vinci, como um protótipo do helicóptero e um carro a manivela, “saltando da tela” com o recurso de realidade aumentada.
A experiência dialoga com a linguagem atual de crianças e jovens e se expande em uma programação construída com o programa educativo do Museu Vale, ampliando as experiências de aprendizagem.
Nascido em Florença em 1452, Leonardo da Vinci já trazia o espírito genuíno da inovação, tema tão presente na vida contemporânea. Nesta exposição, o público terá a oportunidade de conhecer o vasto e diverso repertório em vários campos da arte e do conhecimento desse gênio do período da Renascença. Da Vinci viveu numa época em que ocorriam intensas transformações que conduziam o mundo à modernidade e foi uma das figuras mais significativas do seu tempo
destaca o diretor do Museu Vale, Ronaldo Barbosa.
Onde Leonardo viveu, com quem se relacionou, como construiu a sua carreira, quais são os mistérios e as histórias em torno de suas obras, como Mona Lisa e A Última Ceia. Tudo isso o público é convidado a compreender ao vivenciar a experiência e conhecer um pouco mais a mente inquieta do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o automóvel e o submarino, e que pintou uma das obras de arte mais valiosas e visitadas do mundo, a Mona Lisa.
Além de abordar as diferentes áreas de interesse de Leonardo da Vinci, como a física, botânica, geometria, anatomia e, claro, a arte, a exposição explora novas formas de interação e evidencia como o artista foi um verdadeiro visionário.
A exposição tem concepção e produção da EKO.ag, agência de comunicação e entretenimento. “Nesta exposição, apresentamos ao público, de forma leve, divertida, educativa e explorando novas formas de produção tecnológica, como Leonardo da Vinci foi um homem revolucionário. Suas invenções se mantêm relevantes até hoje, mais de 500 anos depois de sua morte”, destaca Thiago O Carvalho, curador da exposição e diretor executivo da EKO.ag.
Programa Educativo e formação de jovens aprendizes
O Programa Educativo do Museu Vale vai explorar curiosidades sobre Da Vinci e mostrar como suas criações são incorporadas à nossa cultura até hoje. Também podem ser agendadas visitas mediadas, por escolas e grupos, de terça a sábado. A programação educativa no local da exposição vai incluir ainda o workshop “Asas da Imaginação”, que compartilhará o conhecimento artístico-científico do mestre renascentista.
No processo de montagem da exposição, o Museu Vale também ofereceu oportunidade de formação na área de produção cultural para jovens da região. Na edição 2023 do Programa Aprendizes, jovens entre 15 e 18 anos receberam orientação teórica e prática relacionada às etapas de montagem e expografia, participando dos bastidores da produção de “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”.
Museu Vale leva ações educativas para praças e parques de Vila Velha
A mostra “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci” é uma das ações extramuros que o Museu Vale passa a desenvolver após o fechamento de sua sede em Vila Velha. A decisão é parte da política de segurança e prevenção da Vale e levou em consideração a crescente expansão e incremento de atividades industriais e portuárias na região, não compatíveis com a operação de um equipamento educativo e cultural.
A empresa informa que está em busca de novos espaços para continuar oferecendo uma programação diversa, inclusiva e gratuita no Espírito Santo. Além dessa primeira mostra, o Museu Vale realizará ainda no primeiro semestre a exposição “Memórias do Futuro – Um Olhar Sobre a Coleção do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro” no Espaço Expositivo do Palácio Anchieta, em Vitória, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo.
O museu também permanecerá em contato com o público por meio de outras atividades, como a realização de projetos educativos e culturais em parques e praças. Em Vila Velha, será oferecido o programa Arte na Cidade, com agenda mensal de atividades artísticas gratuitas em escolas, parques e praças e a participação de artistas plásticos e músicos. Também estão abertas ao público atividades com a equipe de educadores do Museu Vale no Parque Botânico Vale, em Vitória.
Exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”
Período: de 8 de março a 30 de abril de 2023
Local: Cidade da Inovação do Ifes
Endereço: Avenida Anísio Fernandes Coelho, nº 1260 – Jardim da Penha – Vitória (ES)
Visitações: terça a sexta-feira, das 8h às 17h (início da última sessão às 16h), e aos sábados e domingos, das 10h às 18h (início da última sessão às 17h)
Agendamento gratuito no site: www.museuvale.com
Grupos escolares: Educativo Museu Vale – (27) 99252 7525
Entrada gratuita
Classificação livre