
O projeto “Orgulho e Diversidade” desenvolvido pelo Memorial Minas Gerais Vale tem como objetivo celebrar a diversidade e identidade de gênero, especialmente relacionada à comunidade LGBTQIA+. O projeto ocorreu durante o mês de junho de 2023, o período é conhecido como o mês do orgulho LGBTQIA+, em referência à Rebelião de Stonewall, um marco importante no movimento pelos direitos da comunidade.
Do dia 1º até 30 de junho de 2023, foram ofertadas ao público palestras, debates, shows, tributos, performances artísticas, oficinas e outras atividades educativas culturais. O objetivo da programação foi sensibilizar o público para as questões enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+, combater a discriminação e o preconceito, além de promover uma reflexão sobre os direitos e a importância da diversidade na sociedade, também trazendo manifestações culturais únicas da comunidade LGBTQIA+ para ocupar o museu.
Confira na íntegra o que aconteceu no Memorial Minas Gerais Vale em junho de 2023:
- Educação Inclusiva e Diversidade: Bate-papo com os autores sobre gênero e raça no ambiente escolar
Evento de lançamento do livro “Educação Inclusiva e Diversidade”, trazendo autores convidados para debater sobre as relações de gênero e raça no ambiente escolar.
Com Ana Maria Silva, Mestra em Educação (UEMG), Cláudio Alves, Pós-Doutor em Educação (UFMG) e doutor em Psicologia (PUC Minas), Maria Mercês Cunha, Mestra em Educação (UFMG), e Rebeca Gonçalves, Doutoranda em Educação (UFOP).
O lançamento aconteceu de forma presencial, com transmissão ao-vivo no YouTube no canal do Memorial Minas Gerais Vale
- Show Laços de Amizades
O show Laços de Amizades é um espetáculo da Arte do Transformismo, que celebra as amizades, dos amigos e dos familiares, com muito amor e liberdade na diversidade. Foi um encontro de Divas com apresentações de Tara Wells, Sandra Lee, Coquita Para Raio, Wandera Jones, Nayla Brizard e Angel Sun.

- Workshop 10 anos de Vogue Brasil
Workshop de Vogue com Nadja007, Statement Mother Amerikana Dubeco (Miss Dengue), Statement Father Dante Barracuda e Noreh Capiva, profissionais da cena Ballroom e da jovem geração da comunidade trans e não binária de Belo Horizonte.
O workshop no Memorial ocorreu com quatro ações e trouxe múltiplos artistas que atuam além do vogue como: performers; bailarinas(os) e coreógrafas (os). Profissionais que passaram por grandes companhias do estado, incluindo Cia de dança do Palácio das Artes.
- Oficina de Montação Drag com Bella la Pierre e Eli Libertas
A arte drag independe de gênero e orientação sexual, podendo ser experimentada por todes. A Oficina de Montação com Bella e Eli foi uma experiência de “Montação Drag” para todos os corpos, um convite ao autoconhecimento através da maquiagem, perucaria, indumentária e perfomatividade Drag.

- Campeonato Interdrag de Gaymada
Intervenção urbana que propõe um espaço de convivência entre diferentes corpos, a partir do tradicional jogo de queimada. Na dinâmica entre as partidas e os intervalos, o coletivo direcionou o público com uma série de performances e manifestos coletivos que compõem a espetacularidade do ato.

- Dengue – 10 anos de Duelo de Vogue
Celebração dos 10 anos da Festa Dengue – Duelo de Vogue, evento pioneiro da cena Vogue Latina Américana, colocando Belo Horizonte como capital nacional do Vogue. A data foi celebrada com uma ball na rua, juntando a velha e a nova geração do Vogue mineiro.

- Bate-papo Educação e Memória LGBTQIA+ (organizado pelo educativo do Memorial)
Trazendo as pesquisas, reflexões e experiências de cada um, o educativo do Memorial propôs uma conversa acerca da diversidade, que vai além do indivíduo, perpassando a história e as relações sociais, do passado aos dias atuais. Quais as conquistas e desafios ainda a serem alcançados? Atividade educativa foi realizada com Luiz Morando, Dalcira Ferrão, Alessandro Rodrigues e Safira Dandelion.
- Show Cássia, Te Amo – com Marcelo Veronez
Cássia Eller sempre foi referência para Marcelo Veronez. Pela forma de cantar, pela escolha do repertório, pela diversidade da abordagem de ritmos e tendências da música. Veronez trouxe ao Memorial um show em formato voz e violões, com canções mais conhecidas para provocar um coro de vozes em homenagem à grande Cássia Eller.
- Show com Lafetah
Lafetah é cantor e compositor mineiro, imerso na música desde sua infância. Com uma sonoridade que mescla o pop, a MPB, o soul e a música eletrônica, ele vem conquistando seu público com performances cheias de energia com sua voz potente.
No mês do orgulho, Lafetah apresentou seu show autoral com as músicas de seu primeiro álbum, “O Bestiário”, e novas composições em um show especial.
- Mientras Dura
Encerrando a programação do Mês do Orgulho LGBTQIA+ no Memorial Minas Gerais Vale, a MIENTRAS DURA ocupou a praça ao lado do edifício com uma edição de rua pocket e gratuita. A discotecagem ficou por conta de Leona Souki e dois DJs residentes MIENTRAS DURA: O PALA e SUPOLOLO.
A MIENTRAS DURA é um projeto itinerante e multicultural que articula ritmos de todo o mundo, beats eletrônicos, performances artísticas e intervenções visuais, proporcionando ao público uma experiência sensorial única.