Edição especial do Quintal do Memorial será no domingo, 21 de setembro, a partir das 13h, com entrada gratuita. Grande atração é  a montagem De Tempo Somos que destaca a criação artística e a releitura de clássicos do Grupo Galpão  

O Memorial Minas Gerais Vale prepara uma edição especial do Quintal do Memorial para marcar uma data significativa: os 5 anos de atuação do Instituto Cultural Vale, hoje o maior patrocinador privado da cultura no Brasil. No domingo, 21 de setembro, o público poderá assistir gratuitamente ao espetáculo De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão – e aproveitar uma discotecagem amorosa e afro groove com as DJ’s dJota e Shaitemi Muganga, na Praça da Liberdade, em frente ao Memorial. O espetáculo inicia-se a partir das 19h e promete transformar o início da noite em uma grande celebração coletiva. 

Com mais de 40 anos de trajetória, o Grupo Galpão, que tem patrocínio máster do  Instituto Cultural Vale, irá levar ao Quintal do Memorial seu espetáculo que une música, teatro e poesia, reafirmando sua marca de promover encontros entre a arte e o público. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones, De Tempo Somos reúne 25 músicas do repertório do grupo — de clássicos a trabalhos recentes — além de textos literários que tratam da passagem do tempo e da criação artística. A atriz Inês Peixoto será a mestre de cerimônias desta edição do Quintal do Memorial. 

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de mil projetos, contemplando as cinco regiões do país com investimento de mais de R$ 1,1 bilhão em recursos próprios da Vale e via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). 

“Comemorar os 5 anos do Instituto Cultural Vale é celebrar também a força da cultura em Minas e no Brasil. O apoio do Instituto tem permitido a realização de inúmeros projetos que levam arte, memória e diversidade para diferentes públicos. Trazer o Grupo Galpão para esta edição especial do Quintal é uma forma de reforçar esse compromisso: promover encontros que transformam e fortalecem a nossa identidade cultural”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale. 

Criado em 2024, o Quintal do Memorial ocorre uma vez por mês aos domingos com programação que reúne ações educativas e culturais gratuitas. Neste período, enquanto o edifício-sede do museu passa por obras de renovação, o Quintal do Memorial integra o projeto Memorial Vale Itinerante que tem como intuito manter vivo o espírito do museu e ampliar o acesso da população a experiências artísticas. O projeto conta com diversas iniciativas como exposições, eventos culturais e ações educativas em todo o estado. A programação completa pode ser acessada pelo: site www.memorialvale.org

O espetáculo: De Tempo Somos 

Celebrando quatro décadas de trajetória, o Grupo Galpão apresenta um sarau em que teatro e música se entrelaçam em uma atmosfera de festa e poesia. O espetáculo revisita 25 canções que marcaram a história da companhia — desde montagens clássicas até criações mais recentes, incluindo músicas concebidas em oficinas — como Lua (A Rua da Amargura), Serra da Boa Esperança (Pequenos Milagres), Canção dos Atores (Um Molière Imaginário) e O Sole Mio (A Comédia da Esposa Muda), além de fragmentos de textos de autores como Eduardo Galeano, José Saramago, Nelson Rodrigues, Charles Baudelaire e Paulo Leminski. 

A proposta é lançar aos atores o desafio de se reinventarem em cena, aproximando-se ainda mais do público e reforçando a relação de afeto que sempre guiou a trajetória do Galpão. Entre canções populares, arranjos originais e trechos literários, a apresentação cria um mosaico de memórias e emoções que dialoga diretamente com a essência do grupo: um teatro feito para todos, com profundidade artística e espírito coletivo. 

Memorial Minas Gerais Vale 

Um dos espaços que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2025, o espaço recebeu mais de 1,6 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 108 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil alunos recebidos em visitas mediadas. 

Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista. 

Serviço 
Quintal do Memorial – Edição Especial 5 anos do Instituto Cultural Vale com Grupo Galpão 

Data: 21 de setembro, domingo 
Horário: 13h às 20h  
Das 13h às 19h: Dj’s dJota e Shaitemi Muganga 
Das 19h às 20h: De Tempo Somos – Um sarau do Grupo Galpão 
Local: Praça da Liberdade – Alameda da Educação, 640 (em frente ao Memorial Minas Gerais Vale) 
Entrada gratuita