O Instituto Cultural Vale nasceu do propósito de fomentar expressões artísticas e democratizar o acesso à cultura, para que juntos possamos construir um futuro de experiências enriquecedoras. Entre as muitas iniciativas desenvolvidas por ele, está o patrocínio à museus do país inteiro, que ajudam a preservar e recontar a história brasileira.

Por isso, essa semana, O Instituto Cultural Vale celebra a 19ª Semana Nacional dos Museus, que esse ano aborda o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Te convidamos para conhecer mais sobre as iniciativas incentivadas pelo Instituto, tanto em seus espaços próprios: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA), quanto nos 31 museus patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, que completam nossa rede.

Conheça mais sobre os projetos apoiados pela empresa atualmente:

MINAS GERAIS

RIO DE JANEIRO

SÃO PAULO

ESPÍRITO SANTO

Museu Congonhas – programação

O Museu de Congonhas é o primeiro “museu de sítio” do Brasil, voltado tanto para os que buscam o turismo cultural quanto para aqueles que procuram o turismo religioso. Atualmente, o Instituto Cultural Vale está patrocinando a manutenção do museu para execução do Plano Anual de 2021, incluindo exposições temporárias, visitas mediadas, programa educativo e de valorização do patrimônio material e imaterial da cidade.

 

Museu do Oratório

O Museu do Oratório foi inaugurado em 1998 e apresenta uma magnífica coleção de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. O acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil. Atualmente o Instituto Cultural Vale está patrocinando o projeto “Museu do Oratório – Plano Plurianual de Manutenção 2020/2021”, que visa a manutenção do acervo público e do espaço expositivo tombado em âmbito federal; e dos trabalhos desenvolvidos, difundindo o patrimônio artístico brasileiro através de ações educativas e culturais.

 

Plano Plurianual de Atividades e Manutenção do Instituto Inhotim (2021/2024)

O Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho (MG). A entidade é uma instituição sem fins lucrativos e, nesse momento, o Instituto Cultural Vale está auxiliando na manutenção do Inhotim para execução do Plano Anual de 2021, incluindo manejo do jardim botânico nos 140 ha; 23 galerias; conservação de 1.300 obras de arte; preservação de mais de 5 mil espécies de plantas e infraestrutura de atendimento a visitantes.

 

 

Reforma do Teatro Atiaia

Inaugurado em maio de 1982, o Teatro Atiaia veio dar novo impulso à cultura da cidade de Valadares. O nome Atiaia, que na linguagem indígena significa ‘raio de luz’, foi escolhido em um concurso vencido pela professora Ruth Soares. O teatro está se expandindo, em busca de novos talentos para os palcos. Tendo em vista a importância do Teatro Atiaia para a comunidade, que é o único teatro de Valadares, o ICV está patrocinando a continuação da obra de reforma e modernização. O projeto é de grande valor para a sociedade de Governador Valadares – importante cidade por onde passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).

 

 

Plano Anual MMGV – 2021

O Memorial Minas Gerais Vale é um dos nossos quatro espaços culturais próprios e seu plano anual tem a finalidade de realizar a administração, a programação cultural, as ações de ampliação e acolhimento de público e a manutenção predial do memorial no ano de 2021, bem como dar continuidade ao processo de renovação das exposições de longa duração.

 

 

Movimenta Pebas

O Movimenta Pebas oferece programação diversificada e totalmente gratuita à população nas áreas de teatro, dança, audiovisual e artes plásticas. Nossa parceria com o Pebas tem o objetivo de ressignificar, projetar e implementar espaços museológicos no complexo histórico/cultural Trem da Vale Cultural, a partir do conceito de Museu de Percurso, com revitalização das áreas e nova expografia para abrigar exposições de longa duração e temporárias, programação cultural e educativas. Dessa forma, beneficiando a população local e frequentadores das estações e equipamentos dos municípios de Ouro Preto e Mariana.

Projeto Culturale Educativo da Expografia do Museu Boulieu

O Museu Boulieu é uma instituição cultural formada a partir da coleção de arte sacra de Jacques e Maria Helena Boulieu, contemplando mais de 1.200 peças originárias de diferentes partes do mundo. O projeto Culturale Educativo da Expografia, parceria do Museu Boulieu com o Instituto Cultural Vale, consiste em uma programação cultural e educacional do Museu com oficinas digitais às escolas e visitas agendadas, além de mediações lúdicas e palestras.

Museu do Amanhã (Exposição Amazônia)

O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Agora, a parceria do ICV com um dos principais museus do Rio de Janeiro, vai consistir no patrocínio da exposição especial sobre a Amazônia no museu do Amanhã, com itinerância de pocket para as regiões de atuação da Vale.

Museu Casa do Pontal – obra

Situado no Rio de Janeiro, o Museu Casa do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 8.500 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. O ICV está agora colaborando, por meio de patrocínio, com a finalização da obra da nova sede de um dos mais importantes museus de arte popular do Brasil.

Museu Casa do Pontal – programação

Além do patrocínio para finalizar a obra da nova sede do Museu Casa do Pontal, o Instituto Cultural Vale também está investindo na realização do plano anual de atividades que compreende a produção e manutenção de exposições e acervos, ações de educação e mediação cultural, além de manutenção do equipamento cultural.

 

 

Museu de Arte do Rio- referenexposição do acervo do Instituto Brasileiro e Geográfico

Inaugurado em 1º de março de 2013, o Museu de Arte do Rio, MAR, promove uma leitura transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito local e nacional. Como mantenedor do MAR, o Instituto Cultural Vale está patrocinando o plano anual da instituição, que contempla duas exposições, sendo uma a maior exposição do ano, “Crônicas cariocas para adiar o fim”, após a desmontagem de “Casa Carioca”, e a realização de uma exposição em parceria com o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro. Ambas serão ativadas com visitas mediadas por educadores.

 

 

Plano Anual Museu Histórico Nacional – Exposição Acervo Instituto Brasileiro de História e Geografia

O Museu Histórico Nacional é um dos maiores museus do país e conta com um acervo de mais de 300 mil itens, que é composto por pinturas, esculturas, armaria, viaturas, porcelanas, prataria e a maior coleção de moedas antigas da América Latina, além de uma biblioteca especializada em história do Brasil, um arquivo histórico, com documentos manuscritos e iconográficos, além de arquivo institucional. O Instituto Cultural Vale está patrocinando a realização do plano anual do museu para manutenção das atividades, programação e educativo.

Museu de Arte do Moderna do Rio de Janeiro – MAM RJ

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é voltado às vanguardas e à experimentação nas artes, cinema e cultura. Fundado em 1948, possui uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com cerca de 15 mil obras de arte. Agora, o Instituto Cultural Vale está patrocinando a manutenção do MAM para execução do Plano Anual de 2021, incluindo exposições temporárias, visitas mediadas, programa educativo e de valorização do patrimônio material e imaterial da cidade, bem como itinerância e intercâmbios entre os museus.

 

 

 

Casa da Cultura de Paraty

Localizada no Centro Histórico do Rio de Janeiro, a Casa da Cultura de Paraty tem como objetivos, tanto a preservação e valorização do patrimônio cultural de Paraty, quanto o fomento à criação, produção e difusão de todas as manifestações artísticas na cidade. O Instituto Cultural Vale está patrocinando a realização do plano anual de atividades que compreende a produção e manutenção de exposições e acervos, ações de educação e mediação cultural, além da manutenção do equipamento cultural. Com ações itinerantes para Itaguai e Mangaratiba de preservação cultural dos quilombolas da região.

Exposição Presença Judaica no Brasil – Museu Judaico de São Paulo

Planejado para receber a múltipla diversidade do público brasileiro, o Museu Judaico de São Paulo quer dialogar, educar e transformar. Com exposições e conteúdos que mostram as diversas fases migratórias da comunidade judaica. Junto à instituição, o ICV está patrocinando uma exposição sobre a trajetória judaica no Brasil através da fruição estética, artística e cultural do patrimônio cultural – material e imaterial.

 

 

Memorial da Metalurgia Materiais e Mineração (ABM)

O Instituto Cultural Vale está patrocinando a instalação do Memorial da Metalurgia Materiais e Mineração, em São Paulo, com o objetivo de preservar o acervo cultural, realizar exposições de artes, oficinas de arte, palestras e workshops, exibição de vídeos que remetam a história relacionados a mineração, a metalurgia e materiais.

Plano Anual de Atividades MAM SP (2021)

O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, que conta com uma coleção com mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. O ICV está auxiliando na execução de todas as atividades pertencentes ao plano anual do MAM SP: Programa Artístico Educativo, Biblioteca, Acervo, Exposições, Publicações, Divulgações.

 

 

Cinemateca

O ICV está patrocinando o plano de retomada das atividades finalísticas da Cinemateca Brasileira, com vistas à proteção e difusão do patrimônio audiovisual sob sua guarda. Por meio da contratação de serviços técnicos especializados de documentação, difusão e preservação audiovisual, o plano pretende retomar os fluxos e processos de trabalho imprescindíveis à salvaguarda da Cinemateca (acervo, instalações e parque tecnológico); restabelecer os serviços públicos essenciais da instituição e a comunicação com a sua comunidade beneficiária e restabelecer ações de divulgação cultural do acervo da Cinemateca. A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação e difusão da produção audiovisual brasileira e tem o maior acervo da América do Sul.

 

Plano Anual de Atividades da Associação Museu Vale (2021)

O ICV também está trabalhando em ações de conservação e manutenção do acervo e patrimônio do Museu Vale, um dos ativos próprios do instituto. O plano contempla desde as ações de renovação museológica e expográfica, ao aprimoramento de suas instalações, bem como às ações de seu cronograma de atividades culturais e educativas para o ano de 2021, todas gratuitamente.

 

 

Centro Cultural Cecarti (Baixo Guandu)

O Instituto Cultural Vale está patrocinando a construção de um centro cultural de artes integradas na cidade de Baixo Guandu. O Centro Cultural CECARTI oferecerá oficinas de música, teatro, dança, além de dispor de uma sala de projeção para exibição de filmes e apresentações teatrais.

MARANHÃO

PERNAMBUCO

PIAUÍ

PARÁ

GOIÁS

Plano Trienal de Manutenção do Centro Cultural Vale Maranhão (2020-2022)

Proposto pela Associação Centro Cultural Vale Maranhão, o plano anual de atividades compreende a produção e manutenção de exposições e acervos, ações de educação e mediação cultural, e manutenção do equipamento cultural de mais um de nossos espaços próprios. Além do levantamento de possíveis ações audiovisuais.

Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand

A Oficina Cerâmica Francisco Brennand é um museu de arte brasileiro localizado na cidade do Recife, capital de Pernambuco. Ele foi criado para preservar as obras do artista plástico Francisco Brennand. O Instituto Cultural Vale, por meio de incentivo financeiro, está auxiliando um projeto que visa a preservação do patrimônio artístico e da Mata Atlântica, além da manutenção e adequação permanentes dos espaços de exposição da oficina. Serão desenvolvidas atividades programáticas a partir da escuta e articulação com a comunidade, que se desdobrarão em exposições, publicações, ações socioeducativas, ações de caminhadas na mata, residências artísticas, entre outras

 

 

Modernização e equipagem de museus e equipamentos culturais

O projeto compreende a readequação e revitalização dos dois museus criados pela Fumdham para possibilitar a abertura dos mesmos nesse período de superação gradual da pandemia da COVID-19. Por meio da modernização e equipagem cultural dos museus, temos o objetivo de permitir a extroversão do conhecimento de cinquenta anos de pesquisa, do Museu do Homem Americano-MHAM e do Museu da Natureza-MUNA, que são produtos de grande valor para a cultura mundial e precisam ser conservados, por meio de ações de segurança para a preservação dos acervos.

Plano Bianual Anual de Atividades da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (2020 – 2021)

O projeto de manutenção, programação e educativo, tem como um de seus objetivos impulsionar a Casa da Cultura em Belém, um de nossos ativos próprios. A Casa de Cultura de Canaã dos Carajás agrega espaços expositivos, auditório, salas de música e ballet, pátio para oficinas, sala de leitura com mais de 5 mil obras literárias, além de uma área externa para eventos.

Plano Anual Centro Cultural Teatro Sesi (2021)

O Instituto Cultural Vale está patrocinando a execução do Plano anual 2021, contemplando as áreas de teatro, dança, música, literatura e artes visuais, propondo uma programação cultural, ações educativas, divulgação, e manutenção do equipamento cultural. Visa dar continuidade à melhoria da qualidade e a diversificação das atividades oferecidas à população.