Com entrada gratuita, encontro no Museu do Amanhã celebra aniversário de 5 anos do ICV e reúne algumas das principais instituições do país

Um convite a reimaginar museus como espaços para criar novas formas de colaboração e engajamento com as comunidades. Esse é o mote do seminário “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação: 5 anos do Instituto Cultural Vale”, no Museu do Amanhã, dia 12 de maio, que celebra o quinto aniversário do Instituto Cultural Vale. O evento terá entrada gratuita e integra a 23ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 12 e 18 deste mês, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus e ICOM-Brasil.

A programação vai reunir, durante todo o dia 12, nomes de grandes museus do Brasil, como Inhotim, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte do Rio, Museu Nacional, MAM Rio e Paço do Frevo, que irão compartilhar as experiências e os desafios na ampliação e promoção da cultura para diversos públicos, a relação com juventudes e novas tecnologias e a decolonização dos acervos. O encontro também contará com a participação do Ministério da Cultura, em uma mesa sobre a nacionalização de investimentos no setor cultural.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em institutoculturalvale.org. A programação completa está disponível no site.

Maior investidor privado de cultura do país, o Instituto Cultural Vale apoia alguns dos principais museus e espaços culturais do Brasil, com investimento de mais de R$ 63 milhões em 2024.