Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo Federal, Ministério da Cultura, o maior encontro da música e da economia criativa da América Latina chega à sua 11ª edição, reunindo os grandes players globais para compartilhar ideias, criar oportunidades de negócios e explorar as últimas tendências do mercado. A partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro, o SIM São Paulo coloca em evidência novas ideias e conceitos que podem transformar a indústria musical e o mundo. Pela primeira vez, o evento é realizado no Memorial da América Latina, um dos endereços mais icônicos da cultura na capital paulista. 

 
O evento terá maratona de atividades de networking e negócios, showcases diurnos e festas noturnas por São Paulo, entre outras ativações. A organização planeja receber público de 5 mil credenciados e 50 mil pessoas circulando, com 30 países envolvidos e mais de 15 milhões de pessoas impactadas. 
 
Entre os grandes nomes da música no Brasil, destacam-se artistas como Simone (que falará sobre os 50 anos de carreira), Marcelo D2, Pabllo Vittar, Filipe Ret,Luedji Luna e Xênia França. Do exterior vêm o guitarrista britânico Ed O’Brien (Radiohead) e o percussionista Paulinho da Costa (que tocou em álbuns de Celine Dion, Madonna e Michael Jackson). O governo de Cabo Verde estará representado pelo ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Augusto Jorge de Albuquerque Veiga. 
 
A SIM reúne ainda lideranças espirituais, tais como Monja Coen, Babalorixá Rodney William e Lama Padma Samten. Especialistas em meio ambiente e mudanças climáticas também estarão presentes, incluindo a cientista Luciana Gatti e Francisco Piyãko Ashaninka, liderança do povo Ashaninka e membro da aldeia Apiwtxa, no Acre. Na área de Saúde Mental, a conferência traz os neurocientistas Stevens Rehen, Dráulio Araújo e Fabricio Pamplona (referência no uso medicinal de Cannabis), bem como a empreendedora Viviane Sedola (COO da Enlaight e fundadora da plataforma Dr. Cannabis). 
 
Os headliners na área de Inovação e Tecnologia incluem nomes como Eduardo Saron (Fundação Itaú), Fabricio Barth (Insper), Ana Carla Fonseca (Garimpo de Soluções) e Rafael Chaves (UFRN). Na área de Comunicação, Marketing e Publicidade, a SIM São Paulo reúne Cecilia Bottai (vice-presidente de Marketing do grupo Heineken), Mel Pedroso (CMO da Elo), Marcio Santoro (agência Africa Creative), Rafael Urenha (CCO da Agência Galeria) e Felipe Silva (Gana). Já a indústria da música será representada por Marcelo Castello Branco (UBC / Cisac), Arthur Fitzgibbon (ONE RPM), Cris Falcão (Virgin Music Group) e Pedro Kurtz (Deezer). 
 
Reforçando a aposta na diversidade, um dos pilares da conferência, os 30 nomes escolhidos para os showcases vêm de 14 estados brasileiros e de outros seis países. A SIM traz representantes de Cabo Verde (representando a África lusófona), Nigéria e mulheres da América Latina, incluindo Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. 
 
Workshops e masterclasses vão capacitar profissionais e criadores da indústria, permitindo que aprimorem suas habilidades e aprendam com profissionais renomados do mercado, oferecendo insights valiosos. Atividades de networking serão oferecidas em espaços dedicados para a conexão entre profissionais de todas as áreas da indústria musical e criativa, artistas e marcas, incentivando colaborações e novas parcerias e negócios: speed meetings, pitches, reuniões abertas e fechadas por setores, coquetéis de networking, entre outras. Espaços ‘Pro-Areas’ exclusivos serão disponibilizados para credenciados se encontrarem, trocarem ideias e aproveitarem as ativações dos lounges e ativações de empresas e marcas parceiras. 

Acesse o site SIM São Paulo para saber mais e se programar.