A 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty começa nesta quarta-feira, 9, com João do Rio como autor homenageado, um dos escritores mais importantes do início do século 20 no Brasil. O Instituto Cultural Vale é o patrocinador master desta edição da Flip e conta com programação exclusiva e gratuita que inclui mesas de debate na Casa da Cultura de Paraty e concertos da Orquestra Sinfônica de Paraty, também patrocinados pelo Instituto. Com curadoria de Ana Lima Cecilio, a Flip pretende trazer para o centro dos debates a pluralidade de visões e de sensibilidades do mundo contemporâneo.
A Casa da Cultura de Paraty é a sede da programação Flip+, totalmente gratuita, que reúne parceiros em linha com o Programa Principal, com conversas, sessões de cinema e performances. Nos dias 12 e 13 de outubro, a Orquestra de Violões e o Conjunto de Cordas da Casa da Música de Paraty integram a programação oficial, com apresentações no Auditório da Praça. As apresentações marcam a comemoração de 10 anos da Casa da Música, o projeto de educação musical da Casa da Cultura de Paraty.
Confira a programação completa do Instituto Cultural Vale na Flip:
Mesa “Babado Forte 25 Anos Depois: Uma Aventura Editorial”
Data: 11 de outubro
Horário: às 10h
A jornalista e escritora Erika Palomino antecipa o livro Babado Forte, que documenta a cultura jovem no país de 1989 a 2024. O lançamento é realizado pelo Instituto Cultural Vale e Centro Cultural Vale Maranhão com a Ubu Editora, patrocínio da Vale e Instituto Cultural Vale.
Esta é uma edição revista e ampliada do livro lançado em 1999, que foi sucesso ao trazer um retrato da juventude carioca e paulista dos anos 1990, focado em moda, música e comportamento. Em sua edição atualizada, composta por 200 entrevistas, Babado Forte revê o passado e, como na versão original, aponta caminhos para o futuro, cobrindo mais de três décadas da cultura jovem brasileira e expandindo a análise para além do eixo sudestino, refletindo as mudanças e o legados dessa juventude ao longo dos anos.
Mesa: Universidade das Quebradas / UFRJ: Machado Quebradeiro
Data: 11 de outubro
Horário: às 16h
Encontro com participantes do curso de formação de escritores “Machado Quebradeiro”, que une a Universidade das Quebradas/ UFRJ, a Academia Brasileira de Letras e a FLUP (Festa Literária da Periferia), com organização do Instituto Odeon e articulação do Instituto Cultural Vale. Idealizado pela Acadêmica Heloisa Teixeira, o curso inclui oficinas, palestras e seminários que, a partir da inspiração de um Machado de Assis negro e periférico, oferece as ferramentas necessárias para que os alunos contem suas próprias histórias.
Com Numa Ciro (coordenação da UQ), Marcio Rufino e Wilian de Assis Santiago, participantes da formação.
Orquestra de Paraty
Além das mesas, haverá apresentações de formações de músicos da Orquestra Sinfônica de Paraty, que também conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, em diversos dias da Flip. Um dos destaques é a apresentação de músicos da orquestra com o maestro João Carlos Martins, que lança biografia na Festa Literária.
Casa da Música 10 anos na Flip 2024
Orquestra de Violões
Data: 12 de outubro, sábado
Horário: das 13h15 às 14h00
Local: Auditório da Praça
Repertório Orquestra de Violões
Maestro André Pantera
● Disparada (Geraldo Vandré)
● Palhaço (Egberto Gismonti)
● Spain (Chick Corea)
● Brasileirinho (Waldir Azevedo)
● Ciranda da Bailarina (Chico Buarque)
● Santa Morena (Jacob do Bandolim)
Conjunto de Cordas Friccionadas
Data: 13 de outubro, domingo
Horário: 12h00 às 12h45
Local: Auditório da Praça
Repertório Conjunto de Cordas Friccionadas
Maestro Rafael Gandolfo
●Sinfonia n.° 9 em ré menor, op. 125 – Coral – Ode to Joy (Hino à Alegria) Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) – Arr. Rafael Gandolfo
● Pizzicato Polka Strauss – Johann Strauss II (1825-1899) e Josef Strauss (1827-1870)
● Canon in D for Strings Orchestra – Johann Pachelbel (1653-1706) ● Bach Chorales – BWV 342 e BWV 1123 – Johann Sebastian Bach (1685-1750) Arr. Ryan Richards
● Swan Lake – Act II, No. 10 (Lago dos Cisnes) Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), Arr. Michael Hopkins
● Samurai – Keiko Yamada – (1972)
● Maria Põe o Barco n’água Música Tradicional Caiçara – Compositor Anônimo – Arranjo e Adaptação – Rafael Gandolfo
● Asa Branca – Luiz Gonzaga do Nascimento (1912-1989) – Arr. Rafael Gandolfo
● Bachiana brasileira n.4 – III. Ária, Cantiga (Canto de Caicó) Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Arranjo e Adaptação – Rafael Gandolfo
● Bachiana brasileira n.2 – IV. Tocata (Trenzinho do Caipira) Heitor Villa-Lobos (1887-1959) – Arranjo e Adaptação – Rafael Gandolfo
● Concerto em Sol Maior RV532 – Andante – Antônio Vivaldi
● Canon in D for Strings Orchestra – Johann Pachelbel (1653-1706)
● Cantata BWV 156 – Sinfonia – Johann Sebastian Bach