Cerca de 40 estudantes do Programa Vale Música das cidades de Belém (PA), Serra (ES) e Corumbá (MS) vão se unir à Orquestra Sinfônica Brasileira, dia 10 de dezembro, domingo, às 17h, para encantar o público com um grande concerto a céu aberto, no Parque Madureira. A apresentação celebrará o encerramento das atividades desenvolvidas entre a OSB e os jovens do programa, que participaram de ações didáticas e artísticas, juntos, ao longo de 2023. 

A regência ficará a cargo do maestro Renan Cardoso, do Vale Música Belém, que conduzirá trechos de óperas famosas, como a abertura da ópera “Carmen”, de Georges Bizet; “O mio babbino caro” da ópera “Gianni Schicchi” e “Un bel dì verdremo” da ópera “Madame Butterfly”, ambas de Giacomo Puccini; a “Melodia Sentimental” da “Floresta do Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos, entre outras. A solista será a soprano Gabriella Pace. 

Ao longo de todo o ano, os jovens do Vale Música, programa autoral do Instituto Cultural Vale e que patrocina a Orquestra Sinfônica Brasileira por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizaram atividades como aulas, mentoria artística, residências pedagógicas, workshops, participação em concertos, etc, que tiveram como objetivo aprimorar a técnica instrumental dos alunos e oferecer a eles uma vivência orquestral.   

“Em 2023, os músicos da OSB estiveram mais uma vez preparando esses jovens de diversas formas para melhorarem seu desempenho musical. Essas interações são muito importantes para aprofundarmos o entrosamento, estimulando trocas e intercâmbios de conhecimentos, focando no aperfeiçoamento da performance de palco dos alunos”, diz Ana Flávia Cabral Souza Leite, Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. 

O concerto e as ações integram o Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da Fundação OSB em atuação desde 2017, que já esteve presente em 30 municípios e impactou diretamente mais de 5.500 alunos. A iniciativa tem como objetivos principais a valorização da cultura local, a transformação social em territórios de vulnerabilidade socioeconômica e a aproximação do público jovem da música de concerto, levando aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.  

Saiba mais em: www.osb.com.br e www.conexõesmusicais.com.br 

 

PROGRAMA: 

GEORGES BIZET – Abertura da ópera Carmen 

GIACOMO PUCCINI – O mio babbino caro (da ópera Gianni Schicchi) 

FRANZ LEHÁR – Meine Lippen, sie küssen so heiß (da ópera Giuditta) 

LORENZO FERNANDEZ – Batuque 

GIACOMO PUCCINI – Um bel dì verdremo (da ópera Madame Butterfly) 

JOÃO GUILHERME RIPPER – Diga em quantas linhas (da ópera Domitila) 

HEITOR VILLA-LOBOS – Melodia Sentimental (Floresta do Amazonas) 

PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY – Suíte Lago dos Cisnes 

GEORGES BIZET – Suíte L’Arlésienne nº 2  

  1. Farandole 

PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY – Marcha Eslava 

 

SERVIÇO: 

Concerto de Integração Vale Música 

Orquestra Sinfônica Brasileira + Alunos do Programa Vale Música 

Renan Cardoso, regência 

Gabriella Pace, soprano 

Data: 10 de dezembro (domingo) 

Horário: 17h 

Local: Parque Madureira 

Grátis. Livre.