O “Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci” traz ambientes audiovisuais, recursos tecnológicos como realidade aumentada e réplicas em grande escala das invenções e da arte do gênio renascentista. Sucesso de público, a mostra já passou por Vitória (ES), realizada pelo Museu Vale, recebendo mais de 60 mil pessoas e faz parte da estratégia de circulação de iniciativas culturais do Instituto Cultural Vale.
O Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Vale e o Memorial Minas Gerais Vale apresentam a exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci”, uma experiência inédita que proporciona um intenso mergulho nos estudos, rascunhos, experimentos e descobertas sobre arte, anatomia, engenharia, botânica e física realizados pelo gênio Leonardo da Vinci. A mostra fica em cartaz de 6 de setembro a 8 de dezembro de 2024, no Espaço 356, no bairro Olhos D’Água, oferecendo ao público uma oportunidade de mergulhar na vida e obra de Da Vinci. Onde viveu, com quem se relacionou, como construiu a sua carreira e todo o legado é apresentado de forma educativa e imersiva na exposição.
A entrada é gratuita com retirada de ingressos pelo site memorialvale.com.br. Visitas mediadas para grupos e escolas podem ser realizadas mediante agendamento prévio pelo telefone (31) 3343-7317 ou WhatsApp (31) 8223-7433 sujeito à lotação e disponibilidade de datas. A exposição marca a abertura da nova fase do Memorial Minas Gerais Vale, que, durante as obras de requalificação em sua sede, mantém sua programação ativa por meio do projeto Memorial Vale Itinerante.
“O Instituto Cultural Vale traz essa experiência para Minas Gerais como parte da nossa atuação para a circulação de grandes exposições e iniciativas culturais, democratizando o acesso à cultura e proporcionando o diálogo com diferentes públicos”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale. “Da Vinci é inspirador pela sua incansável curiosidade pela ciência, a invenção e a criatividade. A exposição conecta esse gênio ao nosso tempo, com uma linguagem contemporânea e lúdica que proporciona novas vivências da cultura. Daí a sinergia com a atuação do Instituto Cultural Vale e do Memorial, sempre pautada pela diversidade de expressões artísticas, pela inovação e pela ampliação da relação com os públicos para além dos espaços convencionais”, completa.
Com aproximadamente 1.500 metros quadrados e dividida em nove áreas expositivas, a tecnologia é usada para criar uma narrativa envolvente e interativa. Em uma das salas de projeções, por exemplo, os visitantes poderão assistir a uma animação que combina técnicas avançadas de computação gráfica com as obras icônicas de Leonardo da Vinci. Outro destaque é o uso de realidade aumentada, que permitirá ao público explorar as invenções do mestre, como um protótipo de helicóptero e um carro a manivela, que “saltam” da tela para a realidade.
As diferentes áreas de interesse do artista, como física, botânica, geometria, anatomia e arte, são abordadas de forma detalhada, destacando como ele foi um visionário de seu tempo. Além de explorar suas invenções e obras de arte, a mostra também revela detalhes sobre a vida pessoal de Da Vinci oferecendo uma compreensão mais profunda do legado deixado.
Durante o percurso expositivo, o público é convidado a conhecer um pouco mais a mente inquieta do homem que lançou as bases para algumas invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o automóvel e o submarino, e que pintou uma das obras de arte mais valiosas e visitadas do mundo, a Mona Lisa. Com réplicas em tamanho real e em grande escala, cada máquina, obra de arte, esboço e escrita são acompanhados de informações detalhadas, auxiliando os visitantes a compreenderem as associações feitas por Da Vinci entre arte, ciência e engenharia.
A exposição tem concepção da EKO.ag, agência de comunicação e entretenimento, e é produzida pela Manaka Cultural. “O nosso objetivo é apresentar ao público, de forma leve e divertida, como Leonardo da Vinci foi um revolucionário e como seu pensamento, sua arte e estudos continuam a influenciar o mundo moderno. Mais de 500 anos após sua morte, as criações de Da Vinci ainda dialogam com temas contemporâneos e permanecem extremamente relevantes”, explica Thiago Carvalho, curador da exposição e diretor executivo da EKO.ag.
Memorial Vale Itinerante
A exposição também inaugura uma etapa da renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com exposições como esta, conseguimos levar o legado de grandes nomes como Leonardo da Vinci a diferentes públicos, cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, diretor do Memorial Vale.
Além da exposição dedicada a Da Vinci, o Memorial Vale Itinerante trará outras iniciativas neste semestre. Entre elas, o “Quintal do Memorial”, que promoverá ações culturais e educativas aos domingos na Praça da Liberdade, o Edital Apoia, que tem como objetivo premiar projetos de cultura popular e comunitária em Minas Gerais, e a exposição “Mineiridades”, que levará uma releitura de partes do acervo do Memorial para Nova Lima a partir de outubro. Há também o projeto “Memorial Escola”, que ocupará escolas públicas com intervenções culturais e educativas e que se inicia em novembro e se estende até 2025.
Leonardo da Vinci: O Gênio Multifacetado
Leonardo da Vinci nascido em 1452, em Anciano, um vilarejo italiano, é amplamente reconhecido como um dos maiores artistas da história. Filho de um escrivão e de uma camponesa, Leonardo começou sua jornada artística como aprendiz de Andrea del Verrocchio, um dos mestres florentinos mais renomados da época. Seu talento excepcional logo o destacou, e ele se tornou um artista e inventor de renome.
Da Vinci é mais conhecido por suas pinturas, incluindo a icônica Mona Lisa, mas suas contribuições vão muito além da arte. Ele foi um visionário que explorou diversas áreas do conhecimento, como anatomia, engenharia, botânica e física. Suas invenções, muitas das quais foram precursoras de tecnologias modernas, como o automóvel, o submarino e até mesmo o helicóptero, demonstram sua capacidade de combinar arte e ciência de maneira inovadora.
Durante sua vida, Leonardo criou uma vasta quantidade de anotações, que foram posteriormente reunidas e viraram os Códices. Nos escritos, documentou suas observações, experimentos e invenções. Esses cadernos, que contêm esboços detalhados e notas sobre uma ampla gama de temas, são considerados tesouros inestimáveis do conhecimento humano e continuam a inspirar cientistas e artistas até hoje.
Serviço: Exposição O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci
Endereço: Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água, Belo Horizonte.
Terças, Quartas e Sextas: das 9h às 17h, com permanência até as 18h;
Quintas: das 9h às 20h, com permanência até as 21h;
Sábados: das 10h às 20h, com permanência até as 21h;
Domingos: das 10h às 17h, com permanência até as 18h.
Retirada de ingressos no site do Memorial Vale: www.memorialvale.com.br
Espaço com acessibilidade e estacionamento. Linhas de ônibus que atendem a região: S10; 3030; 3050; 3055; 306R; 1000; 1321; 3150; 3828; 3900; 3915; 3933; 3937; 3938; 3939; 3942; 3943; 3947; 3958; 4030; 4925; 5020; 5055; 8151.
Entrada gratuita.
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,4 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.