Com entrada gratuita, mostra inédita de arte contemporânea, da coleção Andrea e José Olympio Pereira, será realizada no Palácio Anchieta, em Vitória (ES). Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, a exposição é a terceira lançada este ano pelo Museu Vale, como parte de suas ações extramuros, e marca os 25 anos de trajetória da instituição

O Espírito Santo receberá, de 17 de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024, a exposição inédita “De Onde Surgem os Sonhos | Coleção Andrea e José Olympio Pereira” A mostra traz para o público capixaba um recorte da coleção Andrea e José Olympio Pereira, com curadoria de Vanda Klabin apresentando artistas brasileiros consagrados e novos nomes, em uma conversa única sobre nossa arte contemporânea. Realizada pelo Museu Vale, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a exposição será realizada no Palácio Anchieta, em Vitória (ES). A entrada é gratuita.

O título De Onde Surgem os Sonhos é inspirado na obra de mesmo nome do artista macuxi Jaider Esbell, ativista dos direitos indígenas, falecido em dezembro de 2021. A mostra conta com 72 obras, de 50 artistas, da que é considerada uma das maiores coleções de arte contemporânea do Brasil e está entre as 200 maiores do mundo. Nesta seleção dividida em sete salas, obras de artistas como Adriana Varejão, Cildo Meirelles, Ana Maria Maiolino, Cláudia Andujar, Franz Krajcberg, Waltercio Caldas e José Damasceno, por exemplo, dialogam com os trabalhos dos artistas mais recentes.

Em “De Onde Surgem os Sonhos | Coleção Andrea e José Olympio Pereira” somos convidados a refletir sobre nossas origens e pensar em novas possibilidades de futuro, tendo como pano de fundo a natureza e a brasilidade. Ao entrar em contato com este recorte especial da coleção de Andrea e José Olympio Pereira, o público capixaba também tem a oportunidade de viver aquilo que consideramos mais valioso: aprender e transformar vidas por meio da cultura”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Foto: Monica Zorzanelli

Exposição convida à reflexão sobre arte e ancestralidade brasileira

“De Onde Surgem os Sonhos | Coleção Andrea e José Olympio Pereira” exibe uma nova estética da diversidade brasileira e suas inúmeras singularidades. A curadoria desenvolveu uma mostra fluida e aberta à percepção do público, que articula diferentes modos de ver e compreender a arte indígena, dos povos ancestrais, dos afrodescendentes e da arte popular. Desta forma, é possível refletir sobre o significado daquilo que consideramos arte brasileira, ampliando horizontes, e ter uma percepção renovada sobre o papel de toda a produção artística antes considerada periférica.

“As rotas estéticas que nortearam esse recorte da coleção de Andrea e José Olympio têm seu território germinal na arte contemporânea brasileira e se misturam com a própria história recente da nossa cultura visual”, declara a curadora Vanda Klabin. “A maioria dos nossos principais artistas, de diferentes origens e percursos e com experiências artísticas variadas, estão representados nesse acervo de indiscutível relevância”, comemora.

Um exemplo é a presença do Movimento dos Artistas Huni Kuin – MAHKU, representado por duas obras de Acelino Sales Tuin: Nahene Wakame (2022) e Txain Punke Ruaken (2021). O coletivo de pesquisadores e artistas Huni Kuin, povo indígena que vive entre o Acre e o Peru, tem suas origens ligadas às pesquisas de Ibã Sales e de seus três filhos: Acelino, Bane e Maná, em torno dos hunimeka, cantos da ayahuasca na língua hãtxkuin. Esses artistas transformam e criam pontes em direção aos não indígenas por meio de murais e desenhos – ao mesmo tempo em que constroem alianças e fortalecem suas próprias estratégias de autonomia.

Programa Educativo

Os visitantes da exposição também terão a oportunidade de participar do workshop “Sonho-

paisagem”, em que serão convidados a fazer releituras das obras e dos temas abordados. A programação será realizada com escolas durante a semana, mediante agendamento, e aberta para o público em geral nos finais de semana e no período de férias.

A ação é gratuita e faz parte do Programa Educativo do Museu Vale, que oferece também oficinas de formação para professores de arte e o Programa Aprendizes, em que jovens de 14 a 18 anos participam de todo o processo de montagem da exposição e recebem certificação visando novos horizontes de atuação no mercado de trabalho.

25 anos do Museu Vale

Em seus 25 anos de história, o Museu Vale já realizou 53 grandes exposições e recebeu mais de 2,2 milhões de visitantes. Desde o início de 2023 com ações extramuros, o museu tem alcançado novos públicos – chegando às praças, parques, novos espaços e a cada vez mais pessoas de municípios da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo e além dele através de intercâmbios e troca de conhecimento.

“De Onde Surgem os Sonhos | Coleção Andrea e José Olympio Pereira” é a terceira exposição lançada em 2023 pelo Museu Vale, em sua atuação extramuros no Espírito Santo. No primeiro semestre deste ano foram realizadas a mostra imersiva “O Extraordinário Mundo de Leonardo Da Vinci”, na Cidade da Inovação do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo; e a exposição “Memórias do Futuro – Um Olhar sobre a Coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”, no Palácio Anchieta. Juntas, as exposições tiveram um público de mais de 73 mil pessoas. Além das exposições, o Museu Vale segue sua atuação de arte-educação em escolas públicas do estado, no Parque Botânico Vale, em Vitória, e na Reserva Natural Vale, em Linhares.

“Celebramos os 25 anos do Museu Vale e todas as histórias e memórias construídas pelos visitantes, artistas e profissionais que se relacionaram com o Museu. Ele segue atuante e democrático, em ações para todos os públicos e em exposições únicas, realizadas através de parcerias estratégicas, para que cada vez mais pessoas possam viver a cultura”, afirma Hugo Barreto.

A atuação do museu se conecta ao Instituto Cultural Vale, que desde a sua criação em 2020, está presente em mais de 70 projetos patrocinados, autorais e colaborativos em todo o Espírito Santo, como Festa da Penha, Festival de Cinema de Vitória, CineMarias e Pocar Festival de Cultura. O ICV conta ainda com o Vale Música Serra, criado em 2000, que promove ações de educação musical para estudantes da rede pública do Espírito Santo. O projeto, em funcionamento na Estação Conhecimento Serra, conta com diversos grupos de referência como orquestra, camerata jovem, banda sinfônica, coral infantil, coral jovem e jazz band.

Sobre a coleção Andrea e José Olympio Pereira

Famosa no mundo inteiro, a coleção de Andrea e José Olympio Pereira tem foco na produção brasileira a partir dos anos 1940 até o momento atual e reúne algo em torno de 2,5 mil obras. Em 2018, o casal inaugurou o Galpão da Lapa, antigo armazém de café do século XIX, e o converteu em um espaço expositivo que recebe, a cada dois anos, um curador diferente para criar novas exposições a partir das obras de sua coleção. “Quando nos interessamos por um artista, gostamos de ter profundidade”, explica Andrea. “Conseguimos entender melhor o artista desta forma, pois um único trabalho não mostra tudo. É como se fosse um livro cuja história seria impossível de ser compreendida só com uma página”, compara.

Exposição “De onde surgem os sonhos I Coleção Andrea e José Olympio Pereira”

  • Local: Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, s/n, Centro, Vitória / ES
  • De 17 de outubro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
  • Horário de funcionamento:
    – Terça a sexta-feira: das 8h às 18h (início da última sessão às 17h)
    – Sábados, domingos e feriados: das 9h às 16h (início da última sessão às 15h)
  • Entrada gratuita | Classificação livre
  • Grupos escolares: (27) 3636-1031 e (27) 3636-103