Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – chega à sua segunda edição celebrando os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira. Toda a programação acontecerá em formato figital: presencial – em uma imensa montagem na Praça do Centenário – e digital – pelas redes sociais: YouTube, Instagram e Facebook.  O Flitabira tem o apoio da Prefeitura de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).  

A festa da leitura do Flitabira vai se materializar em diversos campos da arte e do conhecimento, em diversos formatos e camadas, em lives – ao vivo e pré-gravadas – em debates presenciais, nas salas de aula, nas praças, nos parques, nas escolas – da Educação Básica às Universidades –, em museus, galerias e na periferia da cidade. Tudo em busca da inovação e tendo a criatividade como inspiração, fatores que caracterizam os festivais e eventos promovidos pela Associação Cultural Sempre um Papo, gestora também do Fliaraxá, que entra, em 2023, na sua 11ª edição, e do próprio “Sempre um Papo” em seu 36.º ano de vida.  

E o novo Festival começa com a parceria institucional com o Sesc-SP, tendo em foco a unidade Sesc-CPF – Centro de Pesquisa e Formação. O Festival vai começar justamente na data em que nasceu o poeta itabirano – 31 de outubro, segunda-feira – e segue até o dia 6 de novembro, domingo, na rua da “Casa de Drummond”, onde será montada uma imensa livraria (sob os cuidados da Editora Record), uma diversificada área de gastronomia e um palco onde vão se alternar atrações do Vijazz Blues Festival, que vai acontecer paralelamente ao Flitabira. Além disso, haverá exposições, lançamentos de livros, autógrafos, debates, apresentações teatrais e musicais, contação de histórias, entre muitas outras atividades. O II Flitabira conta com a curadoria do jornalista Afonso Borges, dos escritores Antônio Carlos Secchin e Tom Farias, e do artista visual Pedro Drummond. A curadoria local, por sua vez, foi feita por Sandra Duarte e Rafael de Sá. 

Programação nacional e local – digital e presencial 

A programação do Flitabira vai acontecer em diversas camadas. Tudo começa no dia 31 de outubro, segunda-feira, com a “Maratona 24 Horas de Leitura – 120 anos de Drummond”. Em transmissão simultânea pelas redes do Flitabira e do Sesc-CPF, em leituras ao vivo feitas por estudantes, escritores, artistas e voluntários, tendo como base de transmissão o teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, durante todo o dia 31 de outubro, de zero hora a meia-noite, ininterruptamente.  

No dia 3 de novembro, quinta-feira, às 18h30, acontecerá a abertura oficial do Festival, no modo figital: de um palco montado na Praça do Centenário, na frente da Casa de Drummond, Afonso Borges e Tom Farias conversam com o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, e o escritor e músico José Miguel Wisnik, estes no palco do Sesc-CPF, em São Paulo. Ambos com público presente em seus auditórios. Em seguida, às 21horas, haverá sessão presencial de leituras e debates no palco da Fundação Cultural CDA, com o ator Thiago Lacerda, o ex-embaixador Lauro Moreira, o artista e neto do poeta, Pedro Drummond, e o fotógrafo Adriano Fagundes.  

Na camada Digital do Festival, os curadores Tom Farias e Antonio Carlos Secchin montaram 12 painéis com dois convidados cada um, abordando tanto os aspectos genéricos quanto acadêmicos da obra do Poeta. Vão acontecer três lives por dia, entre 3 e 6 de novembro, sempre à noite, em transmissão pelo Youtube do Flitabira e do Sesc-CPF.  

Os debates desta edição dão ainda mais ênfase à vida e à trajetória literária do poeta, com a análise de elementos que compõem sua obra. Por exemplo, haverá uma mesa de debate com o tema “O espaço interiorano em Drummond”, que contará com a participação dos escritores Emmanuel Santiago e José Miguel Wisnik. Os dois vão abordar a presença do meio rural dentro da obra do poeta a partir do poema “Infância”, contido no primeiro livro publicado por Drummond, o Alguma Poesia, de 1930. Já o escritor Eucanaã Ferraz e o jornalista e crítico literário Ricardo Vieira Lima participam de uma mesa que discute “O espaço urbano em Drummond”, tomando como ponto de partida o verso ‘Nesta cidade do Rio’, que compõe o poema “A bruxa”. 

Além disso, também serão abordados, à luz do tempo presente, os sentidos, as reflexões e as críticas contidos na obra de CDA. Um dos painéis pretende debater o papel da política no contexto da poesia e da prosa a partir da leitura de um trecho do texto “A cor de cada um”, sobre o processo político brasileiro. Deste painel, participam os poetas Salgado Maranhão e Elisa Lucinda, sob a mediação de Tom Farias. Os poemas “Sentimento do mundo”, “Balada do amor através das idades”, “Os ombros suportam o mundo”, e a prosa “A incapacidade de ser verdadeiro” são textos de Drummond que nortearão outros painéis 

Já a programação local, da qual participam moradores de Itabira, tem a curadoria de Sandra Duarte e Rafael de Sá. Ao todo, serão 23 mesas que colocarão em debate os mais diversos temas, como “Literatura no artesanato de Itabira”, “Capoeira – Arte e educação”, “Patrimônio imaterial“, “Poesia marginal”, “Itabira nos versos de Drummond: poesia, memória e história”, entre outros. Os convidados para participar dos debates foram escolhidos de acordo com sua experiência profissional e conhecimento do tema. Na mesa de “Poesia Marginal”, por exemplo, participam os rappers Thiago SKP e Renato N22, sob a mediação do jornalista André Nascimento. Todas as mesas da programação local ocorrerão à noite, no palco externo do Festival. 

Exposições 

Um dos destaques da programação este ano são as três exposições que o Festival promove em Itabira: “Vasto Mundo”, “Muros Invisíveis” e “A Máquina do Poeta”.  

A primeira exposição une textos de CDA, selecionados por seu neto, Pedro Drummond, a fotos registradas por Adriano Fagundes nos mais diversos países, em cartaz no foyer da FCCDA. A segunda, também de fotografias, apresenta 42 retratos de moradores da cidade, clicados pelo fotógrafo itabirano Yury Oliveira. As fotos, expandidas em painéis de 3 metros de altura, ficarão expostas em uma praça, mostrando a exuberância da produção afroempreendedora do município.  

A terceira exposição mostra as ilustrações originais do premiado livro “A Máquina do Poeta”, do artista plástico, escritor e ilustrador belo-horizontino Nelson Cruz e vai ser instalada no Museu de Itabira. Em uma cortesia do Festival, 100 livros autografados serão distribuídos para estudantes de baixa renda das escolas de Itabira.  

Novidades

Em 2022, o Flitabira conta ainda com algumas novidades em relação à edição anterior, que visam deixar um legado significativo na educação da cidade. Uma delas é a parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – Campus Itabira, que realiza para seus alunos uma oficina gratuita de produção e gestão cultural de cinco dias, na semana que antecede o Festival. Os participantes da oficina poderão estagiar na produção do II Flitabira, durante os dias em que ocorre o evento. Também como fruto desta parceria, o Sempre Um Papo Itabira realiza, no campus da universidade, uma conversa de acesso gratuito com o ator Thiago Lacerda, no dia 4 de novembro.  

Outro destaque da programação do Festival é o 2.º Prêmio de Redação e Desenho Carlos Drummond de Andrade, que contempla crianças e jovens das redes pública e privada de Itabira. Neste ano, o concurso, que tem como tema “120 Anos de Drummond – Chão de Poesia”, inova ao incluir crianças do ensino infantil, que podem participar com desenhos. Além disso, os professores dos alunos vencedores também serão premiados. O prazo para entrega das redações e dos desenhos termina no dia 21 de outubro, e os vencedores serão divulgados no dia 5 de novembro, sábado, durante a cerimônia de entrega dos prêmios. 

Convidados/as 

Até o momento, confirmaram presença no Festival, de forma digital:  

Adriano Espínola, Adriano Fagundes, Antônio Torres, Arnaldo Saraiva, Bruna Lombardi e Carlos Ricceli, Catita, Edimilson de Almeida Pereira, Edmilson Caminha, Elisa Lucinda, Elisa Pereira, Emmanuel Santiago, Eucanaã Ferraz, Felipe Fortuna, Flávia Amparo, Gilberto Araújo, Gilberto Mendonça Teles, José Miguel Wisnik, Marcelo Torres, Miguel Sanches Neto, Míriam Alves, Paulo Scott, Paulo Vicente Cruz, Pedro Drummond, Ricardo Vieira Lima, Salgado Maranhão, Sérgio Alcides e Thiago Lacerda.  

História do Festival 

O Flitabira foi criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo.  

Em sua primeira edição, que ocorreu entre 27 e 31 de outubro de 2021, o Festival alcançou um público presencial de cerca de 10 mil pessoas e teve mais de 580 mil impressões em suas redes sociais. Saiba mais sobre a primeira edição clicando aqui. 

O Flitabira é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.  

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Serviço: 

II Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira 

31 de outubro a 6 de novembro 

Local: Atividades presenciais na Praça do Centenário e atividades on-line nas redes do Festival (@flitabira) 

Mais informações no website www.flitabira.com.br