O evento, realizado pelo MinC e OEI, chega a sua terceira edição e vai discutir o crescimento dos setores criativos no país 

Até o dia 12 de novembro, Belém será a cidade das indústrias criativas no Brasil. Com o patrocínio da Vale e do Instituto Cultural Vale, a terceira edição do evento Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023 que, pela primeira vez é realizada na região norte, vai discutir e mostrar ao Brasil o crescimento dos setores criativos e como facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros.   

Com o objetivo de discutir o crescimento dos setores criativos, o evento apresenta vasta programação gratuita e aberta ao público com rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, oficinas, painéis, atrações artísticas, exposições e feiras. 

Dentro da programação, palestras magnas apresentadas pela Vale e Instituto Cultural Vale trarão também para o Palco “Amazônia Futurista” artistas, profissionais criativos e especialistas de renome no cenário nacional que debaterão temas da atualidade, sempre com um olhar diverso. Nesta sexta-feira, a palestra “Amazônias, Tecnologias e Juventude: O Futuro que Queremos”, que vai contar com a participação do Diretor-Presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto; o influenciador digital Ad Junior; a produtora cultural Graciela Guarani; e o cineasta Sérgio de Carvalho, traz um panorama e discute os desafios da produção criativa no presente e para o futuro, buscando dar projeção não só à economia criativa da região amazônica, mas, sobretudo, à imensa diversidade cultural dos povos amazônicos.  

“Para a Vale e o Instituto Cultural Vale, ser parceiro do MIC-BR é reiterar nossa visão da cultura como potência, como vetor de desenvolvimento socioeconômico e como elemento indissociável do exercício da cidadania”, diz o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto. 

“É importante destacar que o MIC-BR se alinha à Agenda 2030 da ONU, que reconhece o papel transversal da cultura como amplificadora das políticas sociais, econômicas e ambientais”, completa. 

Realização 
O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.  

O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.  

Em suas duas primeiras edições, realizadas em 2018 e 2021, o MICBR alcançou resultados expressivos. Em 2018, em edição presencial, o evento gerou o equivalente a R$5,5 milhões de dólares durante as rodadas de negócios, com a perspectiva de geração de outros R$55 milhões nos 12 meses seguintes. 
Serviço 
3ª Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)  

Quando: 08 a 12 de novembro de 2023  

Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia  

Av. Dr. Freitas, s/n – Marco – Belém (PA)  

Entrada gratuita e aberto ao público.