A Exposição “Carajás Visuais: Novos Olhares” traz a público a produção das artes visuais da Região de Integração Carajás, no sudeste do Pará, composta por obras de artistas residentes nas cidades de Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá, com a participação de artistas convidados oriundos da capital, Belém. Tem-se como objetivo estimular a produção das artes visuais na cidade de Canaã dos Carajás/PA a partir da conexão com artistas e obras que interagem com o lugar, dando maior visibilidade à produção artística paraense. Trata-se de um conjunto de 20 obras de artes a serem expostas no período de 27 de fevereiro a 30 de março de 2023, contemplando a diversidade da produção local detectada por meio do mapeamento cultural realizado pelo Pontal Instituto Cultural em 2022, abrangendo a zona urbana e rural do município de Canaã dos Carajás. As ações estão vinculadas ao projeto “Canaã, Berço da Cultura Criativa” que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e parceria com a empresa Tallentus Amazonia, Casa da Cultura e Instituto Vale. 

Uma mulher e um menino olham para o horizonte de casas através da porta de casa. No lado dentro é possível ver um fogão 
Dois jovens jogam basquete 
Caminho de terra com diversos pneus enfileirados.
Diversos ciclistas parados um ao lado do outro em uma rua
Em meio a um gramado, os raios de sol atravessam uma árvore

Conta-se com a participação de artistas visuais com trajetórias consolidadas e de artistas emergentes, assim como, com a participação de alunos e professores do curso de artes visuais da Unifesspa. Na data de abertura da exposição (27) também será realizado o 5º Evento Cultural enquanto culminância e finalização do projeto, envolvendo artistas locais em apresentações de música, dança, teatro, poesia e cultura popular, contemplando as demais linguagens e manifestações culturais presentes no município.  

A expografia, curadoria e montagem da exposição “Carajás Visuais: Novos Olhares” conta com a coordenação de Marcone Moreira, artista visual e presidente do Pontal Instituto Cultural. Moreira, que tem uma trajetória de destaque no cenário das artes visuais em nível nacional aponta que o nome “Carajás Visuais: Novos Olhares” carrega em si uma dimensão bem ampla dos muitos artistas presentes no território de Carajás, localizado no sudeste paraense. “A coletiva tem uma proposição de realizar este grande encontro de artistas em um momento de celebração das artes visuais no território”, afirma Marcone. São artistas iniciantes, experientes, de gerações diferentes, com técnicas também diferenciadas, múltiplas linguagens no campo das artes visuais e de uma composição que prima pelas questões de gênero e raça no âmbito das artes plásticas.  

O projeto “Canaã, Berço da Cultura Criativa” realizou em 2022 e 2023 um conjunto de ações culturais direcionadas para as comunidades residentes nos territórios urbanos e rurais, do município de Canaã dos Carajás., em parceria com organizações públicas e privadas. Iniciou com a realização do mapeamento cultural de artistas, grupos, organizações e espaços culturais abrangendo a totalidade do município, resultando em uma publicação sobre arte e cultura local, a ser disponibilizada ao público em geral via plataforma digital. Dentre outras ações do projeto já foram realizadas duas formações de artistas, quatro oficinas de artes, e quatro eventos culturais. 

A abertura da exposição ocorre no dia (27) de fevereiro, segunda-feira, às 17h, no hall da Casa da Cultura de Canaã e conta com a programação do 5º evento cultural do projeto realizado na cidade. Paralelo a abertura da exposição teremos apresentações de dança, música, projeções de vídeos e performances de artistas locais.  

Jairon Gomes, produtor cultural, informa que a exposição será composta por desenhos, aquarelas, muralismo, vídeo arte, instalações, cerâmicas e esculturas. No processo de curadoria e montagem visitamos artistas nos seus ateliês, com o objetivo de conhecer a produção, linguagem e trocar ideias a respeito do cenário das artes visuais em Carajás.  

Um fator enriquecedor rumo ao êxito das ações é a parceria com os docentes e discente do curso de Artes Visuais da Unifesspa em Canaã dos Carajás. A partir deste diálogo algumas atividades foram propostas para fomentarem a discussão durante o período da exposição em cartaz na Casa da Cultura de Canaã. A formação de artistas em “Empreendedorismo Cultural” que acontece no período de (28) de fevereiro a (06) de março no auditório da Casa da Cultura será ministrada Marcone Moreira e Jairon Gomes possibilitando aos artistas locais, produtores culturais e arte educadores a ampliação do conhecimento sobre o mercado das artes e a gestão de carreira, compreendendo assim a dinâmica, mecanismos e o sistema comercial que rege sua base econômica e técnicas de comunicação e marketing cultural. Já no dia 23 de março de 2023 teremos a palestra “Artes Visuais e Sustentabilidade” com o artista plástico Seba Tapajós. A palestra estará focada no contexto das artes visuais e a sustentabilidade na Amazônia e os seus desdobramentos.  

As ações do projeto em parceria com a Casa da Cultura de Canaã e Instituto Cultural Vale (ICV) se justifica pela percepção da necessidade de impulsionar o reconhecimento e valorização da produção das artes visuais existente no sudeste paraense, possibilitando a interação entre diferentes agentes que produzem e ou atuam em prol do desenvolvimento cultural na região. Neste sentido, o projeto busca contribuir com o processo de interação dos artistas e aprimoramento da produção das artes a partir das trocas de conhecimento e disseminação das culturas existentes nos territórios do sudeste paraenses com a lente de novos olhares.  

Ambas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás ou em contato com a equipe do Pontal – Instituto Cultural. 

Artistas amazônicos  

A exposição “Carajás Visuais: Novos Olhares”, em Canaã dos Carajás, ainda conversa com outra mostra, já em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís (MA). “Renunciar / Mobi”, apresenta 300 obras do fotógrafo maranhense Mobi, que documentou a capital maranhense dos anos 70 aos 2000. A mostra segue três linhas narrativas: a cidade oficial, berço das transformações urbanas e mobilizações políticas; a cidade marginal, que, embora esquecida, constitui os alicerces para seu funcionamento maior; e as pessoas, agentes que constroem, transformam, assistem e habitam os espaços urbanos. 

+ Leia também: Cidade amazônica: a São Luís de Mobi em exposição inédita 

Quando:Abertura – 27 de fevereiro, às 17h; Visitação – 8 de fevereiro a 30 de abril, das 8h às 19h (fecha domingo). 

Onde:Casa da Cultura de Canaã dos CarajásRua das Esmeraldas, 141, Jardim das Palmeiras. 

Site:http://casadaculturacanaa.com.br/pt/ 

Redes sociais:@casadacuturacanaa