Chegou a época em que o Memorial Vale fica ainda mais animado. Como já é tradição, nas férias escolares o museu apresenta o “Férias Divertidas no Memorial” com diversas ações para todas as idades. Oficinas, jogos, espetáculos, brincadeiras, literatura, artes plásticas, um miniFestival de Teatro Lambe Lambe e muita diversão esperam a criançada durante o mês.  As inscrições para participar das oficinas estarão abertas a partir do dia 10 de janeiro pelo site https://memorialvale.com.br/pt/ . O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.  

Durante três semanas, o “Férias Divertidas no Memorial” vai oferecer muitas atividades para as crianças. O público mirim poderá aprender a produzir tintas a partir de pigmentos terrosos e experimentar seu uso de diferentes formas; aprender sobre a arte de fazer papel a partir da reciclagem, da utilização de plantas, sementes e pigmentos naturais; realizar experimentos científicos que investigam as transformações da matéria ao produzir os próprios xampus e sabonetes; construir bonecos a partir da utilização de materiais reaproveitáveis e muito mais. 

De 03 de janeiro a 04 de fevereiro, durante o horário de funcionamento do Memorial, a criançada poderá explorar o espaço de maneira mais divertida e interessante com o “Kit Trilha da Infância”, que contém um mapa, lupa, espelho, lanterna e binóculo, propondo um jogo lúdico que atiça a curiosidade e o interesse dos pequenos. O kit pode ser solicitado na recepção e, ao final da visita, deve ser devolvido para que outras crianças possam vivenciar a experiência. 

Os “Caçadores da Memória” irão entrar em ação dos dias 17 de janeiro a 2 de fevereiro – quartas, quintas e sextas, às 10h30, (toda sexta, sessão com intérprete de libras). A equipe do Memorial vai contar com a ajuda do público infantil para encontrar memórias perdidas. Juntos, crianças e educadores vão explorar os vestígios da memória deixados pelo museu, usando ferramentas especiais para desvendar esse mistério. A atividade é voltada para crianças de 5 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão. 

Com as “Visitas Brincantes”, que vão acontecer dos dias 17 de janeiro a 4 de fevereiro  – quartas, quintas, sextas, sábados e domingos às 11h e 14h (sábados, às 11h, com intérprete de libras) – uma visita ao museu poderá ser também uma brincadeira.  O público vai descobrir as histórias de Minas Gerais através de roteiros divertidos que resgatam diferentes aspectos da cultura mineira, percorrendo as exposições permanentes e temporárias. Podem participar crianças de 4 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Os ingressos deverão ser retirados 30 minutos antes de cada sessão. 

Nos dias 17, 24 e 31 de janeiro, quartas às 14h, vai acontecer a Oficina de Pintura: Cores de Minas, inspirada na produção de cerâmicas do Vale do Jequitinhonha, para uso doméstico e decorativo. Nesta oficina, o público vai aprender a produzir tintas a partir de pigmentos terrosos e experimentar seu uso de diferentes formas. Crianças a partir de oito anos podem participar da oficina que tem duas horas de duração. As inscrições são gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale. 

Uma aventura pelos caminhos das Gerais é o que promete o jogo “Tralalá”, onde o público poderá compartilhar conhecimentos sobre as memórias de Minas Gerais. A atividade vai acontecer nas quintas, dias 18 e 25 de janeiro, às 18h, com intérprete de libras; na quinta, 1º de fevereiro, às 18h; e no domingo, 4 de fevereiro, às 14h. “Tralalá” é voltado para crianças a partir dos 6 anos e os ingressos deverão ser retirados 30 minutos antes de cada sessão. 

A Oficina de Papel Artesanal está marcada para os dias 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro (quintas às 14h). O público vai conhecer como é produzido o papel e descobrir como pode ser produzido artesanalmente com recursos simples e divertidos. Nesta oficina, os participantes vão aprender um pouco sobre a arte de fazer papel a partir da reciclagem, da utilização de plantas, sementes e pigmentos naturais. Crianças a partir de cinco anos podem participar da oficina que tem duas horas de duração. As inscrições são gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale.  

Na oficina Ninho de Leitura os participantes são convidados a entrar no mundo da imaginação e das palavras através dos livros e suas histórias. Em um ambiente especialmente organizado para as crianças pequenas,  imagens, cores, texturas e sons construirão uma experiência literária, contando com a participação e a invenção dos bebês, crianças e seus cuidadores. A atividade será realizada nos dias 19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro  – sextas às 14h e às 15h, com  uma hora de duração. Podem participar bebês e crianças com até cinco anos e seus acompanhantes mediante inscrição gratuita pelo site do Memorial Vale. 

Um MiniFestival de Teatro Lambe Lambe, com Grupo Girino, também está na programação no dia sábado, 20 de janeiro, às 11h. O MiniFestival de Teatro Lambe Lambe é um evento que agrega espetáculos nas técnicas de Teatro de Bonecos em Miniatura, que estarão espalhados pelo Memorial. Os espetáculos possuem curtas narrativas apresentadas dentro de caixas em que o espectador observa através de um visor, numa linguagem também conhecida como Teatro Lambe Lambe.  

Nos dias 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro, sábados às 14h, a química Tatiana Neves convida o público a realizar experimentos científicos que investigam as transformações da matéria ao produzir os próprios xampus e sabonetes. Estimulando os sentidos e o aprendizado científico, os participantes vão combinar sais, óleos vegetais e essenciais, corantes naturais e ervas aromáticas. Crianças a partir de quatro anos podem participar da oficina que tem 1h30 de duração. As inscrições são gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale.  

Nos dias 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro, sábados às 14h, a química Tatiana Neves convida o público a realizar experimentos científicos que investigam as transformações da matéria ao produzir os próprios xampus e sabonetes. Estimulando os sentidos e o aprendizado científico, os participantes vão combinar sais, óleos vegetais e essenciais, corantes naturais e ervas aromáticas. Crianças a partir de quatro anos podem participar da oficina que tem 1h30 de duração. As inscrições são gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale.  

O Espetáculo Aquarela: um show cênico, com o Grupo Maria Cutia, será a atração do domingo, dia 21 de janeiro, às 11h, com intérprete de Libras. Na montagem, notas e versos passeiam pelos coloridos das falas do tatibitate, de uma aula de dança, de alguns trava-línguas, de uma valsa de dois bonecos de pano, de uma tradicional família moderna, de medos, de expressões com animais vistas à pata da letra, de um carnaval sem instrumentos e aquarelados. Retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão na recepção do Memorial Vale (apenas um ingresso por pessoa). 

No dia 27 de janeiro, sábado, às 10h30 (com intérprete de Libras) será realizada a Oficina Eco Bonecos, com Grupo Girino. A atividade tem como objetivo a experiência plástica de construir bonecos a partir da utilização de materiais reaproveitáveis. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de criação de personagens e sua posterior confecção. A atividade é própria para crianças acima de cinco anos e as inscrições são gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale. 

O Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo vai animar a manhã de domingo, dia a 28 de janeiro, com um show marcado para às 10h30 (com intérprete de Libras). O Bloco desfilou pelas ruas de Santa Efigênia pela primeira vez em 2016, mas essa ideia começou em 2012, a partir da iniciativa “Preconceito Zero – Todo Mundo Cabe no Mundo”, do artista plástico Marcelo Xavier e de um grupo interessado em tornar o mundo um lugar aberto e diverso. Sob a bandeira da inclusão, para o grupo, a ideia de carnaval é a de afirmação da festa como manifestação popular, democrática, gratuita e aberta ao espaço da rua.  

E, encerrando a programação do “Férias Divertidas no Memorial”, no dia 03 de fevereiro, sábado, às 11h (com intérprete de Libras), o museu recebe o Espetáculo “Para Chicos”, com Grupo Maria Cutia. A montagem traz uma viagem pelo cancioneiro de Chico Buarque com o olhar lúdico da palhaça Begônia (Mariana Arruda), que tenta ser bailarina, mas vira palhaça e entra no mundo do Circo Roliúde com sua banda animal. Em cena, clássicos das trilhas de Os Saltimbancos, Os Saltimbancos Trapalhões e outras canções. Retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão na recepção do Memorial. Apenas um ingresso por pessoa. 

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale 

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi. 

Horário de funcionamento: Quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita 

Memorial Minas Gerais Vale 

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.