Um espaço para a reflexão sobre a política e a democracia brasileiras, ambas em construção permanente. A abertura da exposição “Brasil Futuro: As formas da democracia” será nesta terça, 28 de março, a partir das 18h, no Espaço Cultural das Onze Janelas. Belém é a primeira capital a receber a mostra após a estreia em Brasília, com a posse do presidente Lula. A itinerância tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e a visitação é gratuita.

Com curadoria da antropóloga Lilia Schwarcz, do arquiteto Rogério Carvalho, do historiador Márcio Tavares e do ator Paulo Vieira, a mostra é uma homenagem ao regime democrático desenhada a partir de recortes de gênero, raça, diversidade e região. São 120 obras de diversas linguagens artísticas brasileiras, incluindo a participação de artistas paraenses.

“Receber esta exposição no Pará, no início da itinerância pelo país, reafirma a importância de fortalecer a Amazônia como um território criativo conectado à urgência de pensar um Brasil pleno de direitos. E, para nós, esta urgência é urgentíssima. Precisamos, cada vez mais, valorizar reflexões artísticas que mergulham no campo simbólico da democracia, das pluridiversidades e das matrizes identitárias que formam nosso tecido social e nossos corpos políticos”, afirma Ursula Vidal, secretária de Cultura do Estado do Pará.

De acordo com os curadores, essa é uma mostra que, como a democracia, se abre sempre mais ao diálogo, ao diferente, ao plural. Inaugurada em Brasília, no dia 1º de janeiro, para a posse do presidente Lula, “Brasil futuro: as formas da democracia”, estabelecerá um novo diálogo a cada capital que itinerar. “Belém, com sua história única, população diversa, cultura tão particular, marca o início desse trajeto que pretende entabular um diálogo visual brasileiro. A cada mostra, uma nova face, com artistas locais recriando democracia, regime que é, por definição, tão incompleto como inconcluso. Aberto por vocação”, reiteram Lilia Schwarcz, Rogério Carvalho, Márcio Tavares e Paulo Vieira.

“A itinerância de uma exposição fundamental, que aborda um tema tão relevante da agenda do nosso país e reúne grande diversidade de expressões artísticas, torna mais concreto o sentido de democratização do acesso à cultura. Para nós, é também muito expressivo trazer a exposição a Belém, agora com a contribuição de artistas do Pará, um território em que consolidamos cada vez mais nossa atuação em apoio à cultura e à arte”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

A temática da democracia em permanente construção ganhou novas dimensões após os recentes atos antidemocráticos às sedes dos Três Poderes da República e de anos de dificuldades enfrentadas pelo setor cultural.

Atividades educativas e visitas de instituições educacionais estão na programação da mostra, que fica em cartaz até junho.

SERVIÇO

Exposição Brasil Futuro: As formas da democracia

Data: 28/03 a 18/06/2023

Abertura: 28/03 às 18h

Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Endereço: R. Siqueira Mendes, s/n, 66020-310 (Complexo Feliz Lusitânia)

Horário: Quarta a domingo (9h às 16h)