Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, a Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 26ª edição, de 20 a 28 de janeiro de 2023, maior e mais convicta do seu papel – ser plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo e apresentando ao público a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades, com novas abordagens, personagens, estéticas, com as permanências e mudanças e com as recepções críticas desse fazer cinematográfico, além promover intensas atividades de formação, como debates, oficinas, sessões comentadas, rodas de conversa, lançamento de livros, performances musicais, exposições, atrações artísticas.

“Depois de dois anos em formato online, retornar a Tiradentes é motivo de celebração, pois vamos levar para a praça, para a tenda, para o teatro, o cinema brasileiro atual, em um grande encontro com o público num momento de recriação do Ministério da Cultura, num cenário de grandes expectativas por um novo ciclo positivo de revitalização do setor audiovisual no País”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes.

Em nove dias de programação intensa e gratuita, serão exibidos 134 filmes (38 longas, 3 médias e 93 curtas-metragens) de 19 estados – (AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MG, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SP – em 57 sessões de pré-estreias e mostras temáticas em três cinemas instalados na cidade – Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro. E na plataforma do evento mostratiradentes.com.br, o público poderá assistir a 40 filmes da programação e acompanhar os debates que serão disponibilizados para acesso gratuito, de qualquer lugar do mundo.

Numa iniciativa inédita irá promover o 1o Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, de 21 a 25 de janeiro, que reúne mais de 50 profissionais de diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade e a construção de balizadores para a formulação de novas políticas públicas, tendo por atenção prioritária o fortalecimento das cadeias produtivas regionais e garantias para a diversidade de expressão. 

Algumas das questões a serem debatidas durante a 26a Mostra de Tiradentes serão: como pensar em formas mais sustentáveis para a economia do audiovisual? Em qual campo o cinema brasileiro precisa lutar para que o aumento da produção nacional de filmes seja acompanhada da sua real inserção no mercado e no imaginário da população brasileira?  

A abertura da Mostra acontece na noite de 20 de janeiro, a partir das 20h30, com homenagem aos cineastas mineiros radicados na Bahia Ary Rosa e Glenda Nicácio, apresentação da temática “Cinema Mutirão” e exibição, em pré-estreia, de “Mugunzá”, novo filme da dupla de realizadores. O trabalho de Rosa e Nicácio, que começou a chamar atenção no longa-metragem “Café com Canela” (2017), será pauta central do debate a ser realizado no sábado, no Cine-Teatro. A temática também será tema de um bate-papo, no sábado, dia 21, com a presença do time de curadoras da Mostra: Camila Vieira, Tatiana Carvalho Costa, Lila Foster, Camila Vieira, Mariana Queen Nwabasili, Pedro Maciel Guimarães e Francis Vogner dos Reis, coordenador curatorial.